Paulo Fonteles recebe homenagem da Assembleia Legislativa do Pará

A Assembleia Legislativa do Pará, realiza nesta quinta-feira (09), a partir das 9:00, uma sessão solene em homenagem ao ex-deputado e advogado dos trabalhadores, Paulo Fonteles. A sessão será transmitida ao vivo.

Paulo Fonteles

A sessão foi solicitada pelo deputado Lélio Costa (PCdoB) e prestará justa homenagem ao deputado Paulo Fonteles, militante de direitos humanos, advogado e um dos maiores expoentes do PCdoB paraense.

Um dos aspectos de sua passagem pelo parlamento foi a denúncia contra a ditadura militar e a necessidade histórica da volta do regime democrático, onde as liberdades políticas fossem asseguradas. Fonteles também denunciou o entreguismo do governo militar com sua subserviência aos poderosos internacionais e os projetos do imperialismo para a Amazônia.

Atuava com um pé no plenário e outro nas ruas e nos grotões, aliado não apenas dos camponeses, mas também da juventude e dos trabalhadores urbanos. Fora do parlamento criou o Centro de Apoio ao Trabalhador Rural e Urbano (CEATRU).

Em 11 de Junho de 1987 todas as ameaças se confirmam e no final da manhã daquele dia é assassinado a mando da União Democrática Ruralista (UDR) na região metropolitana de Belém. A ação que atentou contra a vida de Paulo Fonteles ocorreu no mesmo momento a Assembleia Constituinte votava o Capítulo da Terra.

Assista a sessão especial ao vivo.