Espanha: Multidão briga na rua por comida vencida

Não foi a primeira vez que as forças de segurança intervieram em disputas ocasionadas com a coleta de comida vencida dos supermercados da Espanha. Nesta terça-feira (7), em Estepona, um novo conflito deixou feridos e resultou na prisão de quatro homens e duas mulheres.

Mulheres procuram comida em lixo de supermercado em Madri

A briga ocorreu em um pátio de supermercado da cidade espanhola. Dezenas de pessoas estavam ali esperando os funcionários do estabelecimento trazer, em carrinhos, os produtos vencidos para jogar no lixo.

Assim que os funcionários apareceram nos portões, as pessoas não esperaram que jogassem a comida na lixeira e avançaram sobre eles. Havia dois grupos distintos. Um, de espanhóis e outro de migrantes da região norte da África. De pronto o conflito se estabeleceu. Paus, garrafas e punhos eram as armas utilizadas. Um homem foi gravemente ferido com um copo quebrado.

Transeuntes avisaram a polícia, que teve dificuldade para terminar com a briga, após a chegada de várias patrulhas ao local.

O problema não é novo na Espanha, país que conta com mais de 20% de sua população no desemprego. Os detidos eram jovens, menores de 30 anos e fazem parte dos 56% de cidadãos do país que não têm perspectivas em relação a trabalho e vivem de pequenos serviços, delitos ou dependem exclusivamente da família.