Prefeitura de Fortaleza empossa conselheiros municipais de Habitação

O prefeito Roberto Cláudio empossou, na última segunda-feira (06/06), os membros do Conselho Municipal de Habitação, no auditório do Cuca Mondubim. Com a ação, Fortaleza passa a contar com um espaço de diálogo social para políticas públicas na área.

Prefeitura de Fortaleza empossa conselheiros municipais de Habitação

A partir de agora, diversos segmentos sociais contribuirão efetivamente na construção de políticas urbanas e de moradia, como explicou o gestor do município. “Esse é um momento importante. A política de morada de Fortaleza deve andar de mãos dadas com a política de desenvolvimento urbano. Não é só construir casa, é realizar planejamento urbano. É nisso em que o Conselho deve agir. Ele é plural, contando com experiências distintas, pensamentos diferentes. A ideia é formular todas as orientações de políticas públicas de moradia do município”, afirmou.

Gilvan Paiva, secretário municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor), lembrou que a ação traz ganhos à sociedade. “Hoje é um dia muito especial para nós que fazemos habitação. É a posse do Conselho Municipal de Habitação de Fortaleza. É a decisão de dar posse aos diversos segmentos da sociedade de construir uma habitação melhor para o fortalezense, de forma dialogada, construída e que busca uma continuidade”, atentou.

Thereza Neumann, uma das conselheiras regionais empossadas hoje, se mostrou empolgada para ajudar na construção dessa política específica para Fortaleza. “Essa é a possibilidade dos segmentos se juntarem e terem um olhar construído pela cidade, discutindo e dando sugestões aos gestores. Parabenizo o poder público municipal pelo desafio e nos sentimos contemplados em puder contribuir diretamente”, disse.

O evento contou, ainda, com palestra do secretário municipal de Habitação de São Paulo, João Sette Whitaker Ferreira, sobre “A política habitacional brasileira na atualidade”, que aproveitou para parabenizar a ação municipal. “É muito importante dar o apoio às iniciativas que são de ampliação dos processos participativos nas políticas públicas. O conselho de habitação é uma política essencial. A habitação é algo muito complexo e precisa de uma lógica participativa muito forte. A cidade de Fortaleza só tem a ganhar com a atividade”, completou.

Entre as ações realizadas pelos conselheiros empossados estão fiscalizar e contribuir para a gerência do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS), mediação entre os segmentos da sociedade civil e o poder público, consolidação do Sistema Municipal de Desenvolvimento Habitacional, indicação de prioridades na atuação da Habitafor, além da materialização dos temas debatidos em conferências, como planejamento urbano, programas habitacionais, financiamento da política de habitação, Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), regularização fundiária, vazios urbanos, Programa Locação Social e Conflitos Fundiários.