Fortaleza: Prefeitura empossa Conselho Municipal de Habitação Popular

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), realizará na próxima segunda-feira (06/06), a cerimônia de posse do Conselho Municipal de Habitação. O evento será no auditório do Cuca Mondubim, às 9h.  

Habitafor: Prefeitura de Fortaleza entrega casas na Lagoa Redonda

O encontro, que pretende reunir diversas personalidades que atuam na temática habitacional, contará com a presença do Secretário Municipal de Habitação de São Paulo, João Sette Whitaker Ferreira, que discorrerá sobre o tema “A política habitacional brasileira na atualidade”.

O Conselho Municipal de Habitação Popular (COMHAP) foi reativado durante a 2ª Conferência Municipal de Habitação, que ocorreu nos dias 28 e 29 de janeiro. O COMHAP tem como objetivo fiscalizar e contribuir com a gerência do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS), além de mediar o diálogo entre os segmentos da sociedade civil e o poder público, além de consolidar o Sistema Municipal de Desenvolvimento Habitacional, indicando prioridades de atuação da Habitafor.

Os Conselheiros também terão como tarefa a materialização dos temas debatidos na Conferência como planejamento urbano, programas habitacionais, financiamento da política de habitação, Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), regularização fundiária, vazios urbanos, Programa Locação Social e Conflitos Fundiários.

Sobre o palestrante

João Sette Whitaker Ferreira é professor Livre-Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1990) e em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1998), Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e Livre- Docente também pela FAUUSP. Recebeu prêmio de melhor tese de Doutorado pela Associação Nacional de Pesquisas e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR- 2005). É professor Associado nos cursos de graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Coordenador e pesquisador Sênior do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LabHab) da FAUUSP. Professor Visitante 2011-2012 na Université de Paris 3- Sorbonne Nouvelle, e em 2014da Université Jean Monnet, em St Etienne, França. É autor dos livros “O mito da cidade-global: o papel da ideologia na produção do espaço urbano” e “Produzir casas ou construir cidades? Desafios para um novo Brasil urbano”, além de vários capítulos de livros e artigos.

Serviço

Posse do Conselho Municipal de Habitação Popular

Data: segunda-feira (06/06)
Hora: a partir das 9h
Local: CUCA Mondubim (Rua Santa Marlúcia, s/n- bairro Mondubim)​