Presidente da EBC: “Supremo respeitou o espírito da Lei” 

O jornalista Ricardo Melo foi reconduzido, nesta quinta-feira (2), ao cargo de diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) . Em entrevista por telefone ao Portal Vermelho, ele afirmou que a decisão do STF não o surpreendeu. “A minha expectativa é de que as leis sejam respeitadas e o Supremo respeitou o espírito da lei”. 

Por Railídia Carvalho

Ricardo Melo

“O parabéns não é para mim. É para a EBC, a sociedade, o estado de direito, a democracia. Pelo menos a gente está conseguindo manter alguns pedaços de oxigênio neste país”, avaliou Melo.

Ele foi exonerado pelo presidente interino Michel Temer no dia 17 de maio. Na ocasião ingressou com um mandado de segurança no STF, que concedeu liminar nesta quinta anulando a exoneração. 
“Estou esperando as notificações oficiais. Tudo deve ser feito dentro da legalidade. Eu não vou fazer que nem o interventor que saiu à noite a nomeação no Diário Oficial e no dia seguinte ele estava tomando posse”, enfatizou.
Motivação política
Melo disse à reportagem que prefere aguardar a notificação para se posicionar sobre a situação na EBC. Após a saída de Melo, o governo Temer iniciou uma série de demissões de viés claramente político. 
 
Neste pacote, foram excluídos da EBC jornalistas como Teresa Cruvinel, Luis Nassif, Paulo Moreira Leite, Sidney Rezende, Albino Castro e Emir Sader.
“Acho lamentável (as demissões) mas ainda não tenho o diagnóstico. Como fui exonerado não tenho o diagnóstico acabado, mas, pelo que tenho ouvido falar, acho que houve atos que não são de civilidade profissional e nem consideraram o reconhecimento ao trabalho que esse pessoal vem fazendo há muito tempo em relação a uma proposta ousada de comunicação pública”, declarou.
Projeto Inédito
O presidente da EBC fez questão de dizer que retorna ao cargo com o espírito do discurso de posse, voltado para total abertura ao diálogo. “Vou me manter, como sempre estive, aberto ao diálogo com todas as forças políticas e manifestações diferenciadas da sociedade”, destacou Melo.
 
Ele falou que a intenção é retomar a construção de um projeto inédito para a EBC, com diversidade, pluralidade, isenção, autonomia e independência financeira. Citou a valorização dos funcionários da empresa e o incremento do quadro funcional com profissionais que não fazem parte da EBC.
 
Enfatizou que tudo deverá ser feito “dentro da realidade financeira da EBC”. “A ideia é trazer o maior número de pessoas para o lado da comunicação pública”.