DCE-UFC: Morre agrônomo e ex-líder estudantil Luiz Antônio Maciel

Faleceu na última terça-feira (31/05), vítima de um câncer, Luiz Antonio Maciel. Graduado em Agronomia pela UFC, ele presidiu o DCE-UFC na época da juventude Viração, em 1985, fim a ditadura militar e teve um papel destacado na mobilização dos estudantes.

DCE-UFC: Morre agrônomo e ex-líder estudantil Luiz Antônio Maciel

Muito querido por amigos e admirado por colegas contemporâneos de atuação do movimento estudantil, a trajetória de Luiz Antônio deixa marcas, boas lembranças e grandes exemplos. “Esse cara merece nossa homenagem porque além de um grande dirigente do movimento estudantil, foi também um estudioso profundo, dedicando-se ao desenvolvimento regional e à reforma agrária como professor da UFC”, ratifica Inácio Carvalho, editor chefe do Portal Vermelho.

“Compartilhei muitas lutas com Luiz desde o tempo em que ele era presidente do Centro Acadêmico Dias da Rocha, da Agronomia, e eu recém ingresso no curso de Direito. Depois integramos juntos na diretoria do DCE-UFC, na gestão Viração (1983-1984), presidida pelo Gustavo Moura. Foi um período de reorganização da entidade e Luiz se dedicou bastante e se tornou um nome natural para presidir o DCE na gestão seguinte, quando saí do Movimento Estudantil para fundar a União da Juventude Socialista (UJS), no Ceará. Luiz foi um grande cara e permanecerá em nossa memória como um sujeito amigo, fraterno, estudioso e empenhado nas tarefas que assumia. Uma perda difícil para nós todos”, lamenta Carvalho.

O advogado Benedito Bizerril, vice-presiente do PCdoB-CE, também destaca a atuação de Luiz Antônio na defesa dos direitos do povo. “Perdemos um grande companheiro, defensor de um novo projeto nacional de desenvolvimento. Seu apoio foi fundamental para a realização do seminário que a Fundação Maurício Grabois realizou sobre o tema, em parceria com a UFC”.

Gilvan Paiva, titular da Habitafor, enaltece a participação de Luiz Antônio na luta pela democracia. “Ele é de uma geração de quadros forjados na luta pela redemocratização do Brasil. Lembrar dele e seu inegável valor como grande profissional da educação e camarada é persistir na luta para resgatarmos a democracia no Brasil novamente. Luiz, presente!”.

A atuação na defesa da democracia também foi destacada por Beto Veríssimo, agrônomo e pesquisador do Centro de Empreendedorismo da Amazônia. “Luiz Antônio esteve sempre a serviço da democracia e de uma sociedade mais justa. Foi líder estudantil da UFC no início dos anos 1980 e depois como professor e dirigente universitário do Centro de Ciências Agrárias da UFC. Tinha um jeito calmo e maneira de olhar o mundo pela perspectiva da esperança. Carregava um entusiasmo contagiante. Amigo fraternal que já está fazendo muita falta”.

UFC de Luto

Em nota assinada pelo reitor Henry de Holanda Campos e pelo vice-reitor Custódio Almeida, a Universidade Federal do Ceará também lamenta a morte do professor e diretor do Centro de Ciências Agrárias. “Profissional brilhante, Luiz Antônio sempre revelou capacidade de liderança, atuando com ponderação, lucidez e poder de aglutinação. Tanto nas lides universitárias como na vida privada, manteve-se firme e coerente na defesa dos ideais progressistas. Sua profícua – ainda que curta – existência, ele a dedicou a servir ao outro e a construir amizades. Com a partida do Prof. Luiz Antônio, perde a Universidade pública um grande defensor, o que agrega mais um motivo para, hoje, nos cobrirmos de luto”.

Mais

O velório de Luiz Antônio Maciel acontece na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255, Aldeota), onde às 16h será celebrada a missa de corpo presente. O sepultamento será no Cemitério Parque da Paz (Av. Juscelino Kubitschek, 4454, Passaré), às 17h30.