Estudantes voltam a ocupar Secretaria estadual da Educação do Rio

Estudantes secundaristas voltaram a ocupar na tarde desta terça-feira (30) a sede da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc). É a segunda vez que alunos da rede estadual ocupam o prédio para pressionar o governo de Luiz Fernando Pezão (PMDB) a discutir a pauta de reivindicações do movimento iniciado em 21 de março, quando o Colégio Estadual Mendes de Moraes, na Ilha do Governador, foi controlado pelos alunos.

Estudantes voltam a ocupar prédio da Secretaria estadual da Educação do Rio

Na madrugada do último dia 21, alunos que ocupavam o órgão na véspera foram retirados com violência por integrantes do Batalhão de Choque da Polícia Militar. Muitos deles foram feridos e alguns chegaram a ser retirados desacordados.

Desde o início da ocupação, hoje, já havia viaturas em torno do prédio para evitar a entrada de outras pessoas.

De acordo com estudantes, ainda não há nenhuma resposta do governo. "Há duas semanas tivemos algumas conversas com o antigo secretário, Antonio Neto. Mas ele pediu exoneração e com o novo secretário, Wagner Victer, voltamos à estaca zero", disse Chantal Campello Ferraz, aluna do Colégio Estadual Edmundo Silva, em Araruama, na região dos Lagos.

Eles são contra o fim dos cortes no financiamento da educação e reivindicam melhorias na infraestrutura das escolas, na merenda e participação na gestão das políticas educacionais e gestão escolar.

Nesses 70 dias de mobilização, mais de 100 escolas chegaram a ser ocupadas. Hoje são mais de 50. Conforme a estudante, o movimento foi enfraquecido pela ação do chamado movimento Desocupa, patrocinado por dirigentes, que tem agido de maneira violenta contra as ocupações. Entre elas está a do Mendes de Moraes.

A reportagem procurou a Seeduc, que ainda não se manifestou sobre a ocupação.