Diplomata faz alerta sobre retrocessos aos direitos humanos no Brasil

O representante do Brasil na Corte Internacional de Direitos Humanos, Paulo Sérgio Pinheiro, que também foi secretário de direitos humanos do governo FHC e professor do Watson Institute da Brown University, em Providence, EUA. gravou um vídeo, em que faz duras críticas ao governo ilegítimo de Michel Temer. Pinheiro qualifica o presidente golpista com “o que há de mais atrasado na vida política nacional".

Paulo Pinheiro

Sobre o novo ministério apresentado pelo presidente ilegítimo, o respeitável diplomata afirmou que Temer "mandou para o andar de baixo os direitos humanos, as mulheres, os afrodescendentes, a Cultura e as Ciências. "Que gestos mais simbólicos poderíamos esperar de um presidente que sobe ao poder em manobras tão obscuras".

Entretanto, o diplomata disse que não estranhou a atitude vinda de um presidente golpista. "Apoiado na bíblia, na bala e no boi, provavelmente nos bancos, em seu primeiro gesto manda pelo espaço as vozes dos excluídos, a cultura e a razão, nada mais do que natural".

Quadro dos sonhos da família tradicional brasileira

Segundo Pinheiro, o ministério de Temer compõe o quadro dos sonhos da tradicional família brasileira. "brancos, homens e heterossexuais". Família que foi tão bem lembrada no circo que foi a votação na Câmara dos Deputados, recordou Pinheiro.

E portanto, o professor faz um alerta às organizações de direitos humanos, movimentos sociais e os ativistas para enfrentarem o "que há de mais conservador e retrógrado no país e ainda o que está por vir", destacou.

Assista a íntegra de mensagem publicada nas redes sociais: