Centro histórico é o retrato da indiferença da Prefeitura de Belém

 Belém é a capital do estado do Pará. Basta um pequeno passeio pelas ruas para constatar a situação de abandono. O centro histórico é o retrato de uma cidade marcada pela indiferença e negligência do prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB).
*Por Lélio Costa

É lamentável, por exemplo, a situação da João Alfredo, no Centro Comercial de Belém. Uma das ruas tradicionais do comércio largadas às baratas e já não possui o mesmo movimento de antes. A rua está dominada pelo mato e buracos. Os comerciantes reclamam do descaso da prefeitura. O movimento caiu consideravelmente na via. Os lojistas tiveram prejuízo, mesmo em períodos que costumavam ser movimentados, como o dia das Mães. Quem passou pela João Alfredo neste período constatou que as 9h30 as barracas estavam fechadas devido à falta de movimento e é visível a inexistência de manutenção da via.

Ainda no início da rua, a partir da avenida Portugal, 2 bueiros são avistados destampados no perímetro de quase 40 metros. Além de desviar do lixo e do mato, há também que se ter cuidado com os buracos formados por paralelepípedos já soltos do chão. Mesmo nas laterais da via também há espaços onde o calçamento já começa a ficar deteriorado.

Os buracos na via representam um sério risco de acidente às pessoas que frequentam a rua. A mobilidade, já complicada em dias de sol, fica impossível quando chove. Com os bueiros entupidos, os alagamentos são constantes. Ninguém consegue transitar pelas calçadas, que são tomadas pela insegurança.

A João Alfredo não é um caso isolado. Na verdade, é o retrato do descaso do Governo Zenaldo com todo centro comercial, que está tomado pelo lixo e entregue aos urubus, ratos e baratas. Não há um local adequado para o armazenamento dos resíduos sólidos produzido ao longo do dia pelos lojistas, camelôs e clientes, e o mesmo é jogado nas ruas. Além disso, as pessoas ainda precisam conviver com a insegurança que é grande na área. Abandono total!

 A situação do Buraco da Palmeira é lamentável. Dominado pelo lixo! O piso está deteriorado, luminárias quebradas, coberturas rasgadas, principalmente as das passarelas que dão acesso ao estacionamento. Além do abandono quem passa pelo local se sente inseguro. Ambulantes reclamam que o local serve de esconderijo para assaltantes.

Precisamos de uma gestão que trate com mais respeito a população de Belém. É preciso mudar esta realidade! Chega de descaso! 

*Lélio Costa é deputado estadual no Pará pelo Partido Comunista do Brasil.