Presidente do Parlasul defende “respeito à vontade popular” no Brasil

O presidente do parlamento do Mercosul (Parlasul), Jorge Taiana, esteve nesta segunda-feira (9), no Palácio do Planalto, para uma reunião com a presidenta Dilma Rousseff. Ele disse estar preocupado com a situação política do Brasil e defendeu o respeito “a vontade popular”.

Jorge Taiana - Divulgação

Segundo Taiana, o Mercosul tem “acompanhado muito de perto a situação” pela qual o Brasil passa porque o país “em plena democracia, com recuperação econômica, é vital para a integração”.

“Obviamente queremos todo o desenvolvimento deste país irmão, respeitando a vontade popular, respeitando a legalidade, respeitando a legitimidade e o Estado de Direito”, afirmou.

O parlamentar afirma que os deputados e os senadores brasileiros “não são insensíveis” ao clima social estabelecido no Brasil e por isso acredita que o resultado da votação no Senado pelo impeachment, que acontece nesta quarta-feira (11) está em aberto. “Devemos esperar para ver o que acontecerá porque as coisas ainda não estão decididas”.

A função do Parlamento do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela) é legislar sobre matérias de interesse comum à integração regional dos países que compõem o bloco. O presidente do parlamento afirmou que toda a região aguarda um desfecho que respeite os processos democráticos e que restaure a confiança e a posição do Brasil como liderança regional.

“O Brasil é o país mais populoso e com o PIB mais importante em todo o Mercosul e a sua situação econômica e a sua situação política obviamente repercute bastante e afeta a possibilidade de integração. Por isso é importante uma pronta recuperação econômica do Brasil e uma solução política no âmbito do respeito à legalidade, à legitimidade e à democracia”, finalizou.

Veja a declaração do parlamentar na íntegra: