Ucrânia vive um dia tranquilo em comemoração do Dia da Vitória

Vários países celebram neste 9 de maio o Dia da Vitória da Segunda Guerra Mundial. Na Rússia e na Ucrânia, a data é feriado nacional.

membros da fundação Memória colocam em um caixão os restos de seis soldados soviéticos mortos

O presidente da Ucrânia, Pyotr Porochenko, colocou flores no túmulo do Soldado Desconhecido em Kiev. Ele estava acompanhado pelo primeiro-ministro Vladimir Groisman (recentemente eleito), pelo porta-voz da Rada Suprema (Conselho Supremo, o parlamento) Andrey Parubiy e pelo prefeito da capital ucraniana, Vitaly Klitchko.

Depois da cerimônia de colocação de flores, o presidente participou de uma oração militar. Antes de rezar, ele afirmou que a vitória sobre o nazismo foi fruto de esforços conjuntos do Exército Vermelho e do "Exército Rebelde Ucraniano".

Este último é uma força nacionalista, famosa pela sua atuação pelos dois lados beligerantes na Segunda Guerra Mundial. No ano passado, Porochenko também elogiava aquela força, tida como terrorista na época soviética.

Durante as celebrações populares em Kiev, houve um confronto entre policiais e militantes de um grupo nacionalista.

No geral, não há relatos de incidentes graves durante as celebrações do Dia da Vitória. Porém, houve algumas detenções.

Em Odessa, cidade no sul do país e palco de um incêndio premeditado que matou quase meia-centena de pessoas em 2 de maio de 2014, várias pessoas foram detidas por suspeita de prepararem "provocações", disse o vice-porta-voz da polícia regional, Viktor Vdovin, citado pelo canal 112 Ukraína.

Já em Dnepropetrovsk, na parte central da Ucrânia, um homem foi detido passeando com uma pistola com munições.

9 de maio, data que tem as suas origens na época soviética, é o segundo dia comemorativo da vitória na Segunda Guerra Mundial na Ucrânia. O primeiro é 8 de maio, designado como "Dia da Memória e Reconciliação".