Jean Wyllys comemora ForaCunha e questiona legitimidade do impeachment

“Melhor tarde que nunca”, disse o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) sobre o afastamento de Eduardo Cunha da Câmara dos Deputados, após decisão do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF). “Mesmo sendo uma liminar, é difícil que seja revertida”. Além disso, o deputado questiona a legitimidade do impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff dirigida por Eduardo Cunha na Câmara.

Jean Wyllys, tchau Cunha

“A República se livra da vergonha de ter um bandido e chantagista na cabeça de um dos seus poderes e terceiro na linha de sucessão presidencial”, publicou o deputado em sua página no facebook.

“Melhor tarde que nunca: devemos comemorar essa vitória da democracia, mas não é à toa questionarmos por que a Justiça demorou tanto tempo, havendo tantas provas dos crimes desse senhor e tanta evidência, gritante, urgente, da ameaça que a ação dele significava para as instituições.”

Entretanto, o deputado reclamou da demora do posicionamento da Justiça que deixou um "deliquente" no comando do poder legislativo. Para Jean, a decisão da suprema corte deveria ter sido tomada antes do presidente da Câmara conseguir acelerar a votação do impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

“Se a Corte tivesse tomado essa decisão dois meses atrás, o país não estaria à beira de um golpe de Estado e da maior crise política e social em décadas. A demora na decisão serviu ao golpe e o fato de ele ser afastado SÓ AGORA parece ser uma forma de lavar a cara do futuro governo Temer antes de ele assumir. O governo que se anuncia é um horror e traz muitos dos cúmplices do Cunha que estão lá na Câmara e fora dela!”

Jean disse estranhar que decisão fosse tomada, seis meses depois das denúncias e após a admissibilidade do processo de impeachment fosse aprovada na Câmara. “Parece que ele [Cunha] foi descartado depois de cumprir seu papel na conspiração”.

Questionável legitimidade do impeachment

Entretanto, o deputado acredita que a decisão do ministro Teori Zavascki permite questionar a legalidade do processo de impeachment na Câmara.

“Deveríamos perceber que a queda dele [Cunha] e os motivos contundentes apresentados pelo ministro Zavascki em sua decisão permitem questionar a legitimidade de todo o processo de impeachment da Presidenta conduzido pelo chantagista”. E completou: “Mesmo assim, é um alívio saber que ele não estará mais sujando a cadeira que ocupava. Ainda bem”.