Amazônia Comicon acontece sem o apoio da SEDUC

 O deputado Lélio Costa (PCdoB) denunciou que, por vingança contra sua adesão à proposta de CPI para o Caso CERPASA2, o governo boicotou o Comicon 2016. O evento nacional foi organizado pelo Centro de Estudos e Memória da Juventude Amazônica, com recursos de sua emenda parlamentar. O projeto que debateu no fim de semana a produção de estórias em quadrinhos na região, aconteceria no IEEP, mas a SEDUC decidiu de uma hora negar a escola.

COMICON - CEMJA

 

O deputado Lélio Costa (PCdoB) subiu à Tribuna da ALEPA, no dia 03/05, e fez duras críticas à Secretaria de Educação do Pará. No último fim de semana, o Órgão mudou o local  às véspera do evento cultural AMAZÔNIA COMICON. A programação estava fechada para ocorrer no IEEP (Instituto de Educação Estadual do Pará), inclusive, a comunidade escolar mobilizada através das oficinas que já ocorriam dentro do equipamento de educação pública, entretanto, foi cancelado pela diretora da escola, sem muita explicação, disse que o prédio passaria por reparos em suas instalações elétricas.

Sem acusar diretamente a ninguém pelo transtorno, Lélio, que conseguiu parte dos recursos que financiaram o evento, através de emenda parlamentar, assegurou que a educação precisa ser pauta da administração deste Estado, segundo ele, não é. 

"Não quero acreditar que o motivo dessa mudança de última hora seja uma forma mesquinha de perseguição política".  O deputado disse que prefere acreditar que houve um fato pontual e espera que situações como essa não voltem a ocorrer, uma vez que a SEDUC tem fatos mais importantes e urgentes para resolver, como corrigir índices negativos e fortalecer ações inclusivas.

O Amazônia Comicon aconteceu na Escola Catarina Labouré, nos dias 30/04 a 03/5.