Xi Jinping adverte sobre "conluios e facções" no PC da China

O presidente Xi Jinping advertiu sobre "conluios e facções" no Partido Comunista da China (PCCh) e negou que a expulsão de funcionários públicos por acusações de corrupção indique uma "luta de forças ao estilo 'House of Cards' ".

Xi Jinping (centro) em reunião do Comitê Central do PCCH

"Há carreiristas e conspiradores no nosso Partido que prejudicam a governança. Nós não devemos esconder nossas cabeças na areia e indultar esses membros, mas devemos fazer uma resposta resoluta para eliminar o problema e conter mais violações", disse Xi em um discurso publicado em texto completo na edição da terça-feira do Diário do Povo.

Xi, também secretário-geral do Comitê Central do PCCh, deu o discurso em janeiro numa sessão plenária da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do PCCh que definiu o trabalho anticorrupção em 2016.

Ele disse que "alguns funcionários vêm formando conluios e facções para desafiar secretamente as decisões e políticas do Comitê Central do PCCh" e que eles "arriscam a segurança política do Partido e do país".

Em resposta, o PCCh intensificará sua campanha anticorrupção, segundo o presidente.

"Devemos deixar claro que a luta do nosso Partido contra a corrupção não é um assunto esnobe que discrimina as pessoas nem uma uma "luta de forças ao estilo 'House of Cards'", acrescentou.

Ele também rejeitou a suspeita de que o esforço anticorrupção vai diminuir, segundo o discurso.

Fonte: Xinhua