Renan Alencar convoca juventude para lutar contra o neoliberalismo

 A União da Juventude Socialista (UJS), entidade que possui histórico diretamente ligado à luta por conquistas para a juventude e por um Brasil mais justo e desenvolvido, chega ao seu 18º Congresso Nacional, que ocorrerá em julho na capital paulista, com o desafio de enfrentar a agenda neoliberal imposta pela direita no país. O presidente da entidade, Renan Alencar, concedeu entrevista ao Portal Vermelho e explica quais são as atuais demandas da juventude em um cenário de crise.

Por Laís Gouveia

Renan Alencar convoca juventude para lutar contra o neoliberalismo

Renan considera que o 18º Congresso da UJS será realizado em um contexto político preocupante. “Os setores conservadores, desde as eleições presidenciais de 2014, não reconhecem a quarta vitória popular e o programa que está por trás desta movimentação golpista, se configura na retirada de direitos conquistados pela juventude e pela classe trabalhadora, ao longo de décadas”, avalia.

O jovem reconhece que, a ideia do projeto da direita no país, é implementar uma intensa agenda neoliberal. “Querem retirar do povo a consolidação das leis trabalhistas, os programas sociais, como o Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, Universidade Para Todos, o sistema de cotas, ou seja, um círculo virtuoso de ascenção social no Brasil. Os golpistas falam que a Dilma adora gastar, mas não explica quais são as áreas que o governo investe, que são os investimentos estratégicos nas áreas sociais, proposta completamente oposta a ao programa que o Michel Temer tem para o Brasil, intitulada 'Ponte para o Futuro', que nada mais é que um túnel do tempo para o passado, a UJS vem tentando esclarecer para toda sociedade o quanto nocivo representa esse conjunto de propostas do PMDB ao povo”, denuncia.

“Os meninos e povo no poder”

“Desde que elegemos Lula, em 2002, a UJS contrói, em conjunto com os governos progressistas, vitórias no campo social e que se tornaram políticas públicas, sobretudo na área da juventude para a inclusão social e geração de empregos. A meta do nosso congresso é de dialogar com 5 milhões de jovens e filiar 300 mil jovens. Devemos, cada vez mais, propagar nossas ideias para sermos mais influentes na conjuntura, conclui Renan.

O presidente da UJS, Renan Alencar, convoca a juventude para participar do 18º Congresso. Assista abaixo: