FHC depõe à PF sobre envio irregular de recursos ao exterior

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) prestou depoimento à Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (29). Mesmo sem ter foro privilegiado, o ex-presidente foi ouvido no prédio da instituição em São Paulo, na Lapa, zona Oeste. Agendado previamente por seus advogados, ele prestou depoimento na investigação que apura o envio ilegal de recursos ao exterior por meio da empresa Brasif Exportação e Importação e sobre suposta residência no exterior não declarada.

FHC nega todas as acusações - Foto: CHRISTIAN RIZZI

A remessa ilegal de valores ao exterior foi relatada pela jornalista Mirian Dutra, ex-amante de FHC, em fevereiro deste ano em entrevista à imprensa. Mirian disse que as remessas teriam sido realizadas entre 2002 e 2006 para custear suas despesas em Portugal, onde morava com suposto filho de FHC.

Segundo Mirian, o dinheiro que ela recebia da Brasif seria de FHC, que teria depositado US$ 100 mil na conta da empresa.

Durante o governo de Fernando Henrique (1995-2002), a empresa explorou os free shops (lojas com isenção de impostos) de aeroportos brasileiros.

Dois inquéritos

Em depoimento à polícia, FHC tratou de dois inquéritos. O que investiga a remessa ilegal de dinheiro para Mirian no exterior e a outra investigação que aborda a suposta propriedade de imóveis no exterior, que não teriam sido declarados por Fernando Henrique à Receita Federal. 

FHC teria chegado à PF por volta das 14h e foi ouvido pelo delegado João Tiago Pinho. O ex-presidente não saiu da PF pela porta da frente. Segundo a assessoria da PF, FHC usou a prerrogativa de ser ex-presidente para poder sair de forma mais discreta do prédio.

Segundo seu advogado, Sérgio Bermudes, o ex-presidente negou todas as acusações.