Manifestações espontâneas contra o golpe se espalham pelo país

Tudo começa com um evento criado no Facebook. Com milhares de presenças confirmadas e um ponto de encontro, milhares de brasileiros estão se encontrando espontâneamente, em várias regiões do país, para dizer não ao golpe. 

Manifestações espontâneas contra o golpe tomam conta do país

Centenas de estudantes reuniram-se neste sábado (23), no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, para protestar contra o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. O número de manifestantes não foi informado pela Polícia Militar.

O ato foi convocado pela internet. Um dos organizadores é Rafael Reiter, que disse não pertencer a nenhum partido ou movimento social. "Participo de um grupo de universitários, apartidário, nada registrado, onde temos um projeto chamado Plantando Arte. Temos o intuito de fazer conscientização. Nós nos reunimos e montamos o evento e começamos a chamar todo mundo", disse ele à Agência Brasil.

Os estudantes dançam e cantam "Não vou deixar o golpe acontecer de novo, não" e "Não vai ter golpe". Muitos deles desenharam faixas pretas no rosto, que, segundo Reiter, simbolizam o "luto pela atual situação do país". Um deles fantasiou-se de Dilma Rousseff, carregando a faixa presidencial. "Eu vou apoiar a Dilma. Calma, calma, burguesia", cantavam eles, em ritmo de marchinhas. Em um momento do ato, eles deram as mãos, em um círculo, para cantar músicas de apoio à presidenta.

O protesto no Anhangabaú contou com o apoio e a presença de representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e de outros movimentos estudantis.

Escracho na casa do Bolsonaro 

A casa do deputado federal Jair Bolsonaro amanheceu com centenas de ativistas do Levante Popular da Juventude na manhã desse domingo (24) no Rio de Janeiro. Os manifestantes se dizem indignados com a postura do deputado que, ao votar pelo sim do impeachment da presidenta Dilma, fez a defesa do já falecido torturador da ditadura militar, Brilhante Ustra. Bolsonaro respondeu à manifestação com a sua raiva habitual, " Minha propriedade privada é sagrada, se invadirem, não sairão".


Painel Humano em Brasília

Neste domingo (24), durante a manhã,o gramado em frente ao Congresso Nacional foi tomado por manifestantes contrários ao golpe. O diretor de teatro Fernando Villar, convovou a população para formar as palavras Golpe, Coup, SOS.

Pic nic Contra o Golpe 

Com muita alegria, o pic nic contra o golpe tomou conta da Avenida Paulista na manhã deste domingo (24). A presidenta da UNE, Carina Vitral, estava presente e deu o recado ao Portal Vermelho "O Pic Nic é mais um dos atos espontâneos convocados pelas redes sociais, que mostram o poder do povo em contrapor o impeachment e o quanto a juventude tem um papel fundamental nessa luta. Na semana passada, uma manifestação mobilizou mais de 5 mil jovens na Paulista, neste sábado (23), os estudantes foram defender a democracia no Vale do Anhangabaú, parando a 9 de julho e escrachando o golpismo da Fiesp. Na semana que vem, vão ocorrer novas atividades, na próxima quinta feira (28) haverá uma paralisação nacional nas universidades pela democracia. Todo dia tem algum ato e é importante a participação de toda a sociedade para dizer sim à democracia", afirmou a líder estudantil.

Sem Terrinhas

A Marcha pela Democracia chegou a cidade de Santa Bárbara, interior de Minas Gerais, na noite de sábado (23), após passar pelas sedes das mineradoras Samarco e Vale. Nesta manhã, uma grande caminhada percorreu a cidade puxada pelos Sem Terrinhas, que cantaram e entoaram palavras de ordem e trouxeram parte do material produzido por eles na Ciranda, nestes 3 primeiros dias.

A Marcha pela Democracia saiu de Ouro Preto no dia 22 com destino a Belo Horizonte, onde chegará no dia (26) (terça-feira) para um grande ato público contra o Golpe.