Presidente mexicano apoia legalização da maconha 

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, afirmou na semana passada que os consumidores de maconha devem ter permissão de transportar maiores volumes da planta. Além disso, o presidente opina que aqueles que foram condenados por infrações menores relacionadas com a maconha devem ser libertados.

Enrique Peña Nieto, eleito presidente do México com auxílio de Sepúlveda

Tais declarações parecem bastante surpreendentes, tendo em conta a anterior posição pessoal de Nieto sobre a legalização da droga. Ele mesmo justificou tais declarações pelo fato da iniciativa visar "olhar para as drogas a partir de uma perspectiva de prevenção, saúde e direitos humanos".

A iniciativa de Nieto já foi enviada para a consideração do Senado, onde foi, de uma maneira geral, recebida de forma positiva, em particular pelo presidente do Senado, Roberto Gil Zuarth.

Este último mesmo sugeriu que a proposta deve ser implementada passo-a-passo, alegando que as mudanças na legislação sobre a maconha não levarão imediatamente ao fim do mercado negro ou dos crimes causados pela dependência de drogas.

O senador Agustín Basave Benítez, do Partido da Revolução Democrática, declarou, citado pela mídia local:

"Vamos atacar os sindicados criminosos onde lhes vai doer, vamos deixar os adultos informados decidir e tratar os dependentes, porque é um problema de saúde".

Cabe mencionar que, para entrar em vigor, a iniciativa também deverá ser aprovada pelo Congresso da União, a entidade legislativa superior do México.