Cuba condena golpe em curso no Brasil e defende governo Dilma

O Ministério das Relações Exteriores de Cuba emitiu uma nota oficial, ainda na noite deste domingo (17), em rechaço ao golpe em curso no Brasil contra a democracia e em defesa do povo brasileiro e do governo democraticamente eleito da presidenta Dilma Rousseff.

Bandeira de Cuba - Reprodução

O comunicado é enfático, não deixa dúvidas sobre quem está por trás deste golpe e será beneficiado com um Brasil vulnerável: “Setores da direita, representantes das oligarquias, em conluio com a imprensa reacionária do Brasil, apoiados abertamente pelas transnacionais de comunicação e pelo imperialismo, consumaram na Câmara de Deputados, o primeiro passo para constituir um golpe de Estado parlamentar contra o governo legítimo do Partido dos Trabalhadores e da presidenta Dilma Rousseff que vem sendo prejudicada há meses”.

Para Cuba, o golpe está longe de ser apenas contra a presidenta Dilma. O golpe é contra a democracia, contra a integração latino-americana e os progressos progressistas no continente. Isso porque, durante os últimos 12 anos o Brasil se tornou um “influente ator internacional, defensor das causas justas e promotor da unidade e da integração latino-americana e caribenha”.

O país comunista destaca as conquistas sociais obtidas na última década por meio de programas sociais destinados à população mais pobre, como o “Fome Zero”, o “Bolsa Família” e o “Mais médicos”.
“O Ministério de Relações Exteriores da República de Cuba condena energicamente o golpe de Estado parlamentar que está em marcha no Brasil e apoia o povo e o legítimo governo deste país irmão, assim como a presidenta Dilma Rousseff, em defesa dos avanços políticos e econômicos e as conquistas sociais alcançadas durante os governos do PT”, encerra o documento.

Leia a nota na íntegra:

O Ministério de Relações Exteriores da República de Cuba condena energicamente o golpe de Estado parlamentar que está em marcha no Brasil e apoia o povo e o legítimo governo deste país irmão
Setores da direita representantes da oligarquia, em conluio com a imprensa reacionária do Brasil, apoiados abertamente pelas transnacionais de comunicação e o imperialismo, consumaram na Câmara de Deputados, o primeiro passo para constituir um golpe de Estado parlamentar contra o governo legítimo do Partido dos Trabalhadores e da presidenta Dilma Rousseff que vem sendo prejudicada há meses.

Se trata de um ataque baseado em acusações sem provas nem fundamentos legais contra a democracia brasileira e contra a legitimidade de um governo eleito nas urnas pela maioria do povo, como tem sido denunciado pela própria presidenta, pelo ex-presidente Lula e por numerosos dirigentes de partidos políticos de esquerda e movimentos sociais brasileiros.

Desde 2003, ano que o PT assumiu o governo, encabeçado por Lula, foram implementados no Brasil programas sociais importantes que tiveram um alto impacto na população menos favorecida. Segundo o Banco Mundial, 24 milhões de brasileiros deixaram de viver na pobreza graças a programas como o “Bolsa Família”, “Minha Casa, Minha Vida”, “Mais Médicos”, e “Fome Zero”. O Brasil se converteu num influente ator internacional, defensor das causas justas e promotor da unidade e da integração latino-americana e caribenha.

A oposição golpista busca encerrar o ciclo de governos populares do PT e com isto acabar com as conquistas sociais alcançadas pelo povo brasileiro, implementar um governo neoliberal que permita o saqueio por parte das grandes empresas transnacionais das riquezas naturais do Brasil, em especial suas imensas reservas de petróleo, minerais, água e biodiversidade, além de subordinar sua política exterior aos interesses hegemônicos imperialistas.

Este golpe contra a democracia brasileira faz parte da contraofensiva reacionária da oligarquia e do imperialismo, contra a integração latino-americana e os processos progressistas da região. Além disso, é dirigido também contra os países integrantes do Brics, que constituem um conjunto de poderosas economias que têm desafiado a hegemonia do dólar estadunidense.

O Ministério de Relações Exteriores da República de Cuba condena energicamente o golpe de Estado parlamentar que está em Marcha no Brasil e apoia o povo e o legítimo governo deste país irmão, assim como a Presidente Dilma Rousseff, em defesa dos avanços políticos e econômicos e as conquistas sociais alcançadas durante os governos do PT.

Havana, 17 de abril de 2016