Chico Lopes, o deputado que ironizou a hipocrisia dos golpistas

Depois de votar contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff neste domingo (17), o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) rapidamente “viralizou” nas redes sociais e foi parar nos chamados “Trending Topics” do Twitter, ou seja, os assuntos mais comentados no microblog.

Chico Lopes e Dilma - Roberto Stuckert

Os internautas elogiaram a ousadia do deputado que ironizou os votos dos golpistas “em defesa das famílias” ao afirmar: “Calma, gente! Eu estou emocionado. Eu pensei que vinha para uma reunião política, mas vim para o encontro de bons maridos e bons pais”, declarou, antes de proferir seu voto contra o golpe.

Além da repercussão nas redes sociais, com elogios por parte de personalidades como o jornalista e escritor Xico Sá (“Chico Lopes, o melhor voto contra a hipocrisia”, afirmou), a declaração do deputado Chico Lopes (PCdoB) repercutiu fortemente na imprensa nacional, com destaque em sites como o da Band e o do Jornal do Brasil. Além de destaque na imprensa cearense, com menções nos jornais O Povo e Diário do Nordeste.

Ao votar, Chico Lopes criticou ainda a hipocrisia entre os deputados que votam a favor do golpe, mesmo reconhecendo que não há crime de responsabilidade nem motivo para impeachment. “Não fala ninguém que é desonesto, mas, quando olho a cara, vejo bem uns cabras que já estiveram na Veja, estiveram na Lava Jato, estiveram na imprensa, só não estiveram nas páginas sociais! Portanto, em nome de 54 milhões de brasileiros, eu voto ‘não’ contra a ditadura desse Estado”, declarou, sob aplausos dos parlamentares contra o golpe.

Luta política com leveza e humor

Conhecido no Ceará e em Brasília por falar a língua do povo, sintetizando em tiradas espontâneas e de fácil entendimento sua posição sobre temas complexos da política, da economia, da atualidade, Chico Lopes está em seu terceiro mandato de deputado federal, sempre pelo PCdoB, partido ao qual se filiou em 1968, em plena ditadura. Foi eleito três vezes vereador de Fortaleza e deputado estadual por dois mandatos, antes de se eleger deputado federal em 2006, como o segundo mais votado no estado.

Professor e militante da educação e da defesa do consumidor, Chico Lopes é conhecido pela capacidade de aliar coragem, criatividade e bom humor, fazendo a luta política com leveza e de forma popular. Quando menino, foi vendedor do Açúcar Pimentel, “mais doce do que mel” (slogan que o jovem Chico gritava pelas ruas de Fortaleza).

Apesar da dureza da luta política diária, Chico sempre encara as batalhas com bom humor e foi assim que certa vez apareceu com uma lamparina no plenário, em Fortaleza, para protestar contra o aumento do preço da energia elétrica no Ceará. Em outra ocasião, integrou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades do Banco do Estado do Ceará (BEC) que foi engavetada pela então governador tucano, Tasso Jereisseti. À época Chico apareceu na tribuna com uma garrafa grande de Coca-Cola para “dividir” com os colegas, afinal “pizza é bom é com Coca-Cola”, justificou.

Já em seu primeiro mandato de deputado federal, Chico Lopes percebeu que o deputado que presidia a sessão mudara, sem aviso, a ordem dos discursos, adiando a fala do cearense. Então subiu discretamente à mesa diretora e cochichou ao ouvido do presidente: “Eu vi o que você fez. Posso ser aluno novo aqui, mas na escola que você estuda eu sou veterano. Faça mais isso comigo não”.

Projetos e leis

São de autoria de Chico Lopes leis e emendas legislativas como a que garantiu aos professores de todo o país o direito a um terço da carga horária para atividades extrassala; a que ampliou para 100% o financiamento de cursos universitários pelo Fies, a que proibiu a exigência de itens abusivos nas listas de material escolar, beneficiando estudantes e pais em todo o Brasil, e a que garantiu a meia passagem estudantil macrorregional para os estudantes cearenses.

Assista ao vídeo na íntegra: