Sílvio Costa diz ter nojo de Temer e o acusa de já oferecer cargos

O deputado federal Sílvio Costa (PTdoB-PE), vice-líder do governo, proferiu um dos seus mais duros discursos, neste sábado (16), contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o vice-presidente da República Michel Temer (PMDB-SP). Depois de se referir a Cunha como um "cachorro morto" que "continua latindo", Costa disse ter "nojo" de Temer, que acusou de estar “querendo arrancar” o mandato de Dilma e de já ter feito promessas de cargos a aliados.

Sílvio Costa

“Outro cara que estou com nojo – essa é a palavra – (…) é Michel Temer. Eu não tenho outra palavra que não nojo. Faz dois anos que ele vem conspirando contra a presidente”, disse, na tribuna da Câmara, onde se posicionou contra o impeachment.

O vice-líder acusou Temer e seus aliados de usarem a lista de cargos que conseguiram quando ainda estavam na articulação política para negociar apoio de parlamentares ao impeachment da presidente. "Esse cara (Temer) está querendo arrancar o mandato da presidente Dilma sem ela ter cometido crime", disse.

Para Costa, a imprensa faz uma cobertura enviesada ao falar da repactuação de cargos no governo federal com críticas e não comentar da mesma maneira articulações de Michel Temer para um eventual governo. “Nós estamos no governo e não podemos repactuar. Mas Michel Temer pode oferecer cargo e ministério e não vejo nenhuma matéria pesada sobre isso.”

Seguindo ele, a saída da presidenta Dilma seria uma espécie de "seguro cadeia" para Cunha, que responde a processo por corrupção. Costa sugeriu que o impeachment é uma tentativa de blindar políticos contra as investigações da Operação Lava Jato. “Isto aqui não é para derrubar Dilma, mas para livrar Eduardo Cunha da cadeia. É isso que vocês querem? Estão defendendo o impeachment da boca pra fora, vocês sabem que não tem motivo”, disse.

“Depois que descobriram contas dele [Eduardo Cunha] na Suíça, eu parei de bater no deputado Eduardo Cunha. Parei porque ninguém chuta cachorro morto, mas hoje vou ter que bater porque o cachorro continua latindo”, disparou Sílvio Costa.

Segundo o parlamentar, o processo de impeachment da presidente é resultado de “ódio” e “vingança” de Cunha. "Eduardo Cunha que devia estar preso, um bandido, ladrão, está presidindo uma sessão pra cassar o mandato de uma mulher eleita por 54 milhões de brasileiros e que não cometeu crime”, condenou.

Costa disse que a presidente Dilma foi torturada quando tinha 18 anos e que, agora, a elite brasileira está fazendo um “segundo momento de tortura”.

“A presidente Dilma, quando tinha 18 anos, foi torturada, gritou nos porões da ditadura e ela não dedurou ninguém e aguentou firme. Nesses últimos 40 dias, é o segundo momento de tortura que parte da elite brasileira está fazendo com a presidente Dilma. Não é justo o que querem fazer com a presidente Dilma”, disse.

Para o parlamentar, Cunha e Temer se igualam. “Dilma não roubou um real. Esse Michel Temer e Eduardo Cunha são iguais e se merecem, a diferença é que um foi pego e outro ainda não”, afirmou.