Velhas oligarquias estão tentando derrubar Dilma, diz professor

Em entrevista ao jornal TVT, o cientista político, professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp), Paulo Niccoli Ramirez comentou sobre o processo para derrubar a presidenta Dilma Rousseff. Para ele, o processo de impeachment é ilegítimo e demonstra o que é o patrimonialismo no Brasil, "as velhas oligarquias e seus descendentes são o que estão tentando novamente derrubar um presidente da República", em referência ao golpe de 64.

Professor Paulo

"É uma tremenda artimanha, um golpe. Não há até agora nenhum indício de participação direta. Me parece mais um ato de vingança, de retalhação de Eduardo Cunha. O processo não tem legitimidade. Se ela sofrer o impeachment vários outros governadores deverão passar por isso, conclui o cientista.

Grande mídia e o papel da internet

O professor Ramirez cita ainda a relação da mídia com a tentativa golpista. "A mídia está relacionada, sobretudo a Rede Globo, com as grandes oligarquias". Ele criticou ainda o papel político da imprensa no Brasil. "Uma mídia democrática ela precisa investigar, precisa denunciar vários partidos, não só o PT, e da mesma maneira, isso seria uma forma mais legítima de conduzir o processo, pelo menos do ponto de vista dos meios de comunicação, e isso não está ocorrendo. É ultraje o que a Rede Globo e o que a revista Veja estão fazendo", ressalta.

O cientista social falou ainda da importância das redes sociais como o contrapeso à grande mídia, mostrando outras versões, outras opiniões, listas completas dos denunciados.

O professor falou ainda do grave risco que corre a democracia e citou a grande conspiração política do vice-presidente Michel Temer e Eduardo Cunha (ambos do PMDB) para chegar ao poder. "Saindo a Dilma quem assume é o Michel Temer e ele não é das pessoas mais puras que temos no cenário político (…) e seu sucessor passa a ser Eduardo Cunha. Já está ficando claro para população que isso é uma conspiração política. Ingênuos são aqueles que não percebem isso", destacou Paulo Niccoli Ramirez.

Assista abaixo a íntegra da entrevista: