Programa Futebol para Todos na Argentina está prestes a desaparecer

A Associação de Futebol Argentino (AFA) está a um passo de rescindir o contrato da Futebol para Todos (FPT) com o governo e hoje avançaria em um acordo com a gigante estadunidense Turner para ceder os direitos de transmissão, segundo o site Ambito.com.

Vinheta do Futbol para Todos

Se essa manobra se confirmar, será outro golpe a conquistas populares alcançadas durante os últimos anos do governo da presidenta Cristina Fernández.

A anterior administração tirou as mordomias financeiras que o Grupo Clarín desfrutava quando tinha o domínio sobre a transmissão do campeonato nacional e de torneios internacionais.

Um acordo com a AFA, proprietária dos direitos de transmissão, permitiu que a Televisão Pública passasse a emitir de maneira gratuita o sinal ao vivo do futebol argentino para todo o país, contrato que está vigente até 2019.

Mas desde a chegada ao poder da aliança Cambiemos, com o empresário Mauricio Macri como presidente, foi divulgado que o governo deixaria de apoiar este programa popular.

No começo foi dito que seria facilitado seu retorno às mãos do Grupo Clarín, mas agora surge a variante da corporação Turner.

De acordo com o Ambito.com, os detalhes do novo acordo serão definidos nesta quinta-feira em uma reunião na qual estarão presentes Luis Segura, presidente da AFA, e os chefes executivos dos clubes Independiente (Hugo Moyano), Barracas Central (Claudio Tapia), Boca Juniors (Daniel Angelici) e Ituzaingo (Diego Dupellier).

Segundo informou este meio, a operação seria desenhada em dois passos. Em primeiro lugar, a AFA acabaria com o contrato do FPT e a partir de 2019 entregaria diretamente os direitos à Turner, já que não está obrigada a convocar uma licitação.

No entanto, fontes oficiais argumentam que para meados de maio "estariam prontos os editais para realizar a licitação nacional e internacional".

Se a decisão for bem-sucedida na AFA, o FPT continuará com o mesmo formato até o final do Torneio de Transição que está sendo disputado.

Então, a partir do próximo campeonato, a Turner assumirá o pleno controle das transmissões, ainda que segundo Ambito.com, a empresa estadunidense manterá a gratuidade das transmissões até 2019. Depois disso, tudo mudaria.

Há dois altos diretores da Turner que estão por trás desta negociação. Trata-se de Whit Richardson, atual CEO para América Latina, e Víctor Hugo Roldán, chefe legal para a região.

Para acelerar as conversas, Richardson manteve nas últimas semanas reuniões com o chefe de Gabinete de Macri, Marcos Peña, e o atual responsável pelo FPT, Fernando Marín, a quem deixou claro o interesse da empresa de ficar com os direitos do futebol.

A Turner completaria sua penetração na televisão argentina, além do futebol, com a aquisição da Telefe, canal pelo qual mantém um interesse antigo.

Ambito.com reportou que Richardson, que nesta quinta-feira volta a Atlanta, manteve de fato reuniões com o atual presidente da Telefe, Juan Waehner, para tentar chegar a um acordo.

Além disso, segundo foi divulgado, a corporação estadunidense teria feito acordo também com Canal 13, do Grupo Clarín, para ceder o direito de jogos importantes do torneio argentino.