Dia do Humorista destaca importância de Chico Anysio

O Dia do Humorista, 12 de abril, data de aniversário de Chico Anysio, é comemorado oficialmente no Estado do Ceará deste julho de 2003. Em 2015, a data passou a ser celebrada oficialmente, também, em todo o Brasil. No Ceará, diversas atividades marcam a data.

chico anísio

O Cineteatro São Luiz tem programação especial, com maratona de shows de humor e entrada franca. Mais de 30 humoristas se reúnem, nesta terça-feira (12), no Cineteatro São Luiz, para comemorar realizar um grande espetáculo em homenagem ao mestre do humor Chico Anysio, que faria 85 anos, que foi fundamental para o cenário do humor brasileiro.

De 16 às 20 horas, o equipamento receberá uma verdadeira maratona de espetáculos de humor e estará aberto ao público, com entrada gratuita. A programação é realizada pelo Escritório do Riso, com apoio da Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Subirão ao palco do Cineteatro São Luiz artistas como Froxilda Fofolete, Severina Guet, Superedson, Luan Damasceno, Lezadim, Elvis Preto, Sparguet, Veia Cômica, Zebrinha, Megdal, Delegado, Zé Bolão, Colorau, Gente Fina, Marmita, Tom Leite, Francisquinha, Rosinete, Esquema, Mexerico, Oscabrito, Manguaça, Paçoca, Fubá, Pepeta, Chocolate, David Moraes, Rafaeleite, Isaias Lourenço, Zé das Tapiocas, entre outros.

A maratona do humor promete alegrar o público, com criatividade e versatilidade. “Durante a programação, os humoristas irão se revezar no palco, mostrando quais são as novas tendências. Vai ter 'stand up', humorista vestido de mulher, humoristas de cara limpa. Será uma grande confraternização, para mostrar que o humor do Ceará está em pauta como nunca esteve”, explica Jader Soares, o Zebrinha, produtor do evento.

Dentro da programação, o Teatro Chico Anysio (Av. da Universidade, 2175 – Benfica) abre espaços para apresentações no dia 28, 29 e 30 comemoração do "Dia da Sogra", com a presença, nos dois últimos dias do filho de Chico Anysio, André Lucas.

Complementando a programação, durante o mês de abril, fica em cartaz no Museu do Humor Cearense (localizado no próprio Teatro Chico Anysio) a Exposição "80 e Chico", em homenagem ao mestre maranguapense. A Exposição traz um acervo de mais de 100 peças que pertenceram ao humorista, como o jaleco do Professor Raimundo e a Urna Funerária, onde foram depositadas as cinzas do humorista.

Humor cearense

Para o presidente da Associação de Cearense de Humor, Lailtinho Brega, a importância do dia é incontestável, mas a cena cearense do humor poderia ser melhor explorada não apenas neste dia, mas em todos os dias do ano. "É importante a gente ter um dia no Brasil para celebrar o riso e a felicidade, um dia que desperte o humor e a leveza, necessários para enfrentar tempos de crise como estes. E o Ceará – em especial o fortalezense – lida muito bem com a alegria; é inegável que o humor é, sem dúvida, parte dos nossos valores culturais", lembra Lailtinho.

Lailtinho destaca também a crescente exportação internacional do humor cearense. "O talento dos artistas da nossa terra estão sendo exportados – via iniciativa privada – para outros países, e eles partem daqui, da capital da alegria, do seio de um povo animado e cômico. O Ceará pode e deve explorar ainda melhor esse potencial através do seu poder público, não só hoje ou amanhã, mas em todos os dias do ano".

Lailtinho se prepara par uma turnê nos EUA durante o mês de abril em Nova York e Boston (EUA), onde parte da renda arrecadada fora do Brasil será revertida para instituições carentes do Nordeste. Lailtinho também é o coordenador do projeto "Risos Cearenses na América", que tem o objetivo de ampliar e promover o valor da comédia cearense.

Serviço

Dia do Humorista

Local: Cineteatro São Luiz, Praça do Ferreira, Centro de Fortaleza
Data: 12 de abril de 2016
Hora: De 16h às 20h
Entrada gratuita