George Valentim: Instabilidade política é causa de crise econômica

O deputado estadual George Valentim (PCdoB) apontou, durante sessão plenária da última quinta-feira (07/04), a instabilidade política como uma das causas da grave crise econômica nacional.

George Valentim

De acordo com o parlamentar, dados divulgados pelo Ministério do Trabalho apontam uma redução de mais de 465 mil postos de trabalho somente na área da construção civil. Para ele, a estatística mostra claramente a redução de atividades na área e preocupa pelo fato de tantas famílias estarem perdendo, muitas vezes, sua única renda.

“No meu entender, uma das causas dessa crise econômica que assola o País é a nossa instabilidade política. Os processos de impeachment contra a presidenta Dilma não têm outra função a não ser desestabilizar o governo. Como é que não se fala em golpe, se o povo escolheu esse governo e alguns partidos querem tirá-lo do poder a todo custo?”, questionou Valentim.

O deputado considerou o processo de impeachment ilegal, do ponto de vista jurídico. Ele disse que apontar a Lei Geral da Copa para embasar o processo apresentado pela OAB é um argumento falho, pois a lei foi assinada pelo ex-presidente Lula, ainda em seu governo.

“Fui diretor geral do Procon Fortaleza e discuti a Lei Geral da Copa, que deu os incentivos fiscais à Fifa para realizar o Mundial 2014 em nosso País. Foi com esses incentivos que geramos empregos e construímos estádios em 12 capitais. Essa matriz foi assinada pelo presidente Lula em 2008. Como cabe esse argumento num processo de impeachment contra a presidenta?”, questionou o parlamentar.

George Valentim parabenizou ainda os jornalistas pelo dia dedicado a esse profissional, em especial a todos que trabalham na cobertura das atividades da Assembleia Legislativa e à imprensa cearense.

Em aparte, a deputada Dra. Silvana (PMDB) lembrou que o PT foi o partido que apresentou pedido de impeachment a todos os presidentes que venceram as eleições e que o atual processo foi aprovado pelo Supremo Tribunal Federal. “Precisamos que o julgamento político seja feito, pois o impeachment é um instrumento constitucional do povo e da democracia brasileira”, afirmou.

Para o deputado Moisés Braz (PT), o processo de impeachment está sendo motivado apenas pelo fato de que políticos não aceitam o governo que venceu com maioria dos votos e querem retirá-lo a todo custo. Já o deputado Renato Roseno (Psol) ressaltou que, com a delação da Andrade Gutierrez, o processo toma um novo rumo, e a chapa Dilma Rousseff e Michel Temer será investigada pelo fórum competente, o Tribunal Superior Eleitoral.