Breno Altman: “Lava Jato não hesita em pisar na Constituição”

“O golpe precisa de espetáculo”, declarou o jornalista Breno Altman, um dos convidados ao ato da categoria em defesa da democracia realizado nesta quinta-feira (7) no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. No dia 1º de abril, o jornalista foi vítima de um mandato de condução coercitiva e de busca e apreensão na casa em São Paulo, realizado pela Operação Lava Jato.

Breno Altman

Ele, que é editor do portal Ópera Mundi, estava em Brasília para participar das manifestações em defesa da democracia e das conquistas sociais do dia 31 de março. E foi na capital federal que ele prestou depoimento na sede local da Polícia Federal.

“Isso aconteceu no dia seguinte ao aniversário do golpe de estado de 64, no dia seguinte ao momento em que 200 mil pessoas se reuniram em Brasília para dizer não ao golpe. Mais uma vez no dia primeiro de abril, o dia da mentira. O dia em que a direita vira e mexe resolve aprontar das suas”, relembrou o jornalista durante o evento no sindicato.

“Eu entrei na Polícia Federal da mesma forma que saí, sem saber o motivo e de que estavam me acusando”, contou Breno. “A escalada da Lava Jato que fornece combustível para a ofensiva conservadora é baseada na criação de fatos que permitam alimentar a conspiração de direita para o golpe constitucional que tramam no Parlamento e no Tribunal Superior Eleitoral”, disse.

Breno lembrou que os jornalistas, em especial, têm o compromisso de resistir e denunciar. “Eu estava na Superintendência da Polícia Federal querendo sair logo, mas não para consultar meu advogado. Eu queria sair logo para cumprir o modesto papel que me cabe – e a todos nós -, que é o de denunciar a escalada golpista”, justificou.

“Achavam que a gente não resistiria, que passariam por cima da Constituição de 88 sem maior luta. E nós estamos sendo capazes de sair das cordas e reagir. Querem quebrar a coluna do campo popular e a nossa obrigação é lutar, resistir e nunca baixar a cabeça”, ressaltou.

Confira intervenção de Brano Altman:

 


Publicado por Jornalistas Livres em Quinta, 7 de abril de 2016