Regis Vascon realiza palestra na Semana de Visibilidade LGBT

Referência no movimento em defesa da diversidade sexual, o militante comunista foi convidado pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS) a ministrar palestra durante a Primeira Semana de Visibilidade LGBT. O objetivo do evento foi abordar situações de preconceito a partir de discussões entre usuários e profissionais.

regis

Regis foi procurado porque os profissionais do CAPS perceberam que travestis e transexuais mulheres estavam sendo discriminadas pelos usuários do Centro, principalmente ao ir ao banheiro. “Foi um grande desafio por se tratar de um caso concreto de preconceito praticado por pessoas que sofrem com o mesmo problema, já que os usuários do CAPS são dependentes químicos e moradores de rua e vivem em situação de vulnerabilidade social. Procurei mostrar que eles estavam tendo o mesmo comportamento preconceituoso do qual são vítimas no seu dia a dia”, afirma.

Experiente no tratamento da temática, ele iniciou sua palestra com uma dinâmica de grupo, procurando fazer com que os participantes se identificassem com o outro e se colocassem no lugar da vítima. Em seguida contou um pouco de sua história de vida, desde a expulsão de casa até a situação atual de profissional especialista em Direito Criminal e Direito Público com reconhecida atuação na defesa dos direitos humanos. Ele também falou sobre as diversas formas de preconceito praticadas na sociedade – contra negros, mulheres, homossexuais, pobres – até abordar a importância da tolerância e discutir a questão do direito ao uso do banheiro.

A Primeira Semana de Visibilidade aconteceu entre os dias 28/03 e 01/04 e ofereceu, além das palestras, oficinas, shows musicais e espetáculos com Drag Queens.

De Campinas,
Agildo Nogueira Junior