Frente de Saúde da UJS repudia médica que negou atendimento a bebê

A Frente Nacional de Saúde da União da Juventude Socialista (UJS) emitiu uma nota, neste domingo (3), rechaçando a postura da médica pediatra Maria Dolores Bressan ao negar o atendimento ao bebê da ex-secretária estadual de Políticas para Mulheres e ex-vereadora de Porto Alegrem, Ariane Leitão, pelo motivo da filiação partidária ao Partido dos Trabalhadores (PT).  

Frente de Saúde da UJS repudia médica que negou atendimento à Bebê

Confira abaixoa  íntegra da nota:

A Frente de Saúde da UJS repudia a atitude da pediatra do Rio Grande do Sul que cancelou consulta de criança que já acompanhava devido opção política de seus pais pelo Partido dos Trabalhadores e contra o Impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

É verdade que o código de ética médica permite ao profissional renúncia de atendimento que não seja de urgência/emergência dada a ocorrência de fatos que, a critério do mesmo profissional, passem a prejudicar o pleno desempenho de sua função. No entanto, o mesmo código de ética, ao tratar de direitos humanos, veda ao médico o ato de discriminação sobre seu paciente; a nossa Constituição também é clara quanto à discriminação política, em qualquer situação, qualquer que seja a profissão. É proibido.

Atitude antiética e imoral.

Relembramos, ainda, o juramento feito pelos médicos quando da conclusão de seu curso: “não permitirei que concepções de idade, doença ou deficiência, religião, origem étnica, sexo, nacionalidade, filiação política, raça, orientação sexual, condição social ou qualquer outro fator intervenham entre o meu dever e meus pacientes".

Assim, é tempo de barrar o ódio disseminado na nossa sociedade, um ódio que em suas entranhas reflete a luta de classes, e reforçar a humanização na saúde e em todas as profissões. E, sem dúvidas, barrar o golpe de estado que ameaça nossa democracia.

Não vai ter Golpe!
Mais amor, menos ódio!
Frente de Saúde, UJS Brasil