Não podemos aceitar um retrocesso na democracia, diz cientista

O cientista e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sérgio Machado Rezende, ex-ministro da Ciência e Tecnologia do governo Lula e secretário de Miguel Arraes em Pernambuco, analisa, em vídeo, as transformações ocorridas no Brasil a partir dos governos Lula e Dilma. 

Sérgio Machado Rezende

Se dirigindo aos mais jovens que não têm conhecimento sobre como foi o governo antes de 2002, o professor desmente uma invenção criada por pessoas influenciadas pela grande mídia de que o governo Lula não foi bom. "Isso é uma grande mentira". "O Brasil é outro país hoje comparado com 2002" (…)

O físico lembrou que "no governo FHC as universidades estavam largadas, não tinha recursos para manutenção, modernização e não havia muitos recursos para pesquisas e pós-graduação, isso mudou muito com o governo Lula". "Hoje nós temos universidade no interior do Brasil", esclareceu o professor, lembrando que no tempo de FHC o governo era de privatização da educação superior". 
Segundo Sérgio Rezende há muitos dados sobre as condições do Brasil antes do governo Lula e citou o exemplo que o Brasil tem hoje cerca de 300 bilhões de reservas internacionais e que já emprestou recursos ao Fundo Monetário Internacional (FMI). "Já na época de Fernando Henrique o Brasil era refém do Fundo", lembrou. Para o prefessor os jovens, com a internet, devem buscar se informar mais, já que para a grande mídia não há interesse neste tipo de informação.

Sobre o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, o professor destacou que logo após a reeleição dela os derrotados não se conformaram e tentam até hoje impedir a governabilidade causando uma enorme crise política.

Para o professor, esse movimento de impeachment foi iniciado pela oposição "com grande apoio da mídia que não se conforma do Brasil ser um país diferente" e que essa melhoria tenha sido realizada por Lula, "uma pessoa que não tem formação universitária", destacou. "É uma mídia preconceituosa, é uma mídia que apenas faz ecoar os interesses de uma elite preconceituosa que vivia e sempre viveu num Brasil muito desigual".

Segundo o cientista, estamos enfrentando "um golpe em curso" e "não podemos aceitar isso". Para ele seria um grande retrocesso à política de distribuição de renda no país. De acordo com Sérgio, a presidenta Dilma está sendo vítima de um golpe, "temos que alertar nossos colegas, estudantes e professores. Participar dos movimentos de rua e devemos pressionar os nossos parlamentares, não podemos aceitar um retrocesso na democracia no Brasil. Vamos à luta!", ressaltou.

Segue a íntegra do vídeo abaixo: