Goiás comemora os 94 anos do PCdoB

 

Há 94 anos, no Brasil, um sonho era construído. A tentativa de criar a luta por uma nação igualitária, sem injustiças sociais, sem desigualdade econômica ou de qualquer outra ordem e onde todos os seres humanos pudessem se desenvolver em suas potencialidades. Esse sonho teve início com a criação do Partido Comunista do Brasil, o PCdoB, em 25 de março de 1922, inspirado no que ocorreu anos antes na Rússia por meio da Revolução de 1917.

Esse partido viveu grande parte de sua história na ilegalidade. Participou dos principais momentos em que se lutou por democracia e em acirradas lutas por direitos sociais. Esteve presente na redemocratização do país, na construção da constituição de 1988 e agora luta novamente pela manutenção da democracia, neste momento em que ela é ameaçada.

O PCdoB comemora seu aniversário preocupado com este atual cenário político, em que há uma ameaça à democracia.

Diante de tudo o que já presenciamos em nossa história, sabemos que atitudes fascistas sempre ameaçaram o diálogo e a liberdade. O início da construção de uma justiça social, a não necessidade de alguns se submeterem a condições sub-humanas para sobreviverem, a retirada do Brasil da linha da miséria, o combate à fome, o acesso dos grupos historicamente oprimidos aos bens sociais e culturais, como educação, melhores empregos e outros, ameaça aqueles que em um processo histórico construíram sua riqueza em cima da exploração dos grupos que não foram favorecidos materialmente no processo de construção da sociedade.

Comemoramos esse aniversário felizes por termos sobrevivido quase um século lutando por um mundo justo e igual, mas preocupados com a ameaça a diversas conquistas democráticas que vivemos nesse momento. É preciso estar sempre atento e lutando pela democracia. Direitos não são invioláveis, mas há a necessidade de uma eterna luta para mantê-los e ampliá-los.

Comemoramos os nossos 94 anos e novamente lutamos. O PCdoB de Goiás se une e mobiliza com todo o país para que os direitos democráticos sejam respeitados e o nosso modo de governo, a democracia, seja mantido. Parabéns a todos nós que compreendemos a necessidade de respeitar as diferenças. E que o respeito e a democracia possam prevalecer a qualquer tentativa autoritária e fascista de derrubá-la.