Diversos setores da sociedade somam vozes em defesa da democracia 

A luta em defesa da democracia está contagiando diversos setores da sociedade contra o golpe de Estado que se encontra em curso. Diversos coletivos universitários, culturais, esportivos, políticos e a sociedade civil organizada estão mobilizados, durante as próximas semanas, em atividades para dizer não ao impeachment de Dilma Rousseff e denunciar a agenda conservadora imposta por setores da direita, que impede avanços sociais no país.

Por Laís Gouveia

Diversos setores da sociedade somam vozes em defesa da democracia

Estudantes, professores e funcionários da UFRJ estão mobilizados em defesa da liberdade e da legalidade. Nesta terça-feira (29), às 18h, no salão nobre da faculdade de Direito, será realizado o debate “UFRJ em Defesa da Democracia”. Já estão confirmados para a mesa a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral, Ronaldo Cramer, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Roberto Leher, reitor da UFRJ, e Carol Proner, membro da Comissão Nacional de Anistia.

Os organizadores do evento na UFRJ em defesa da democracia denunciam as graves violações às garantias constitucionais fundamentais, impulsionadas pela espetacularização midiática, que ameaçam pilares de nossa jovem democracia. Confira o evento aqui

PUC-RJ 

Seguindo o exemplo de resistência dos estudantes da PUC-SP, que fundaram um comitê em defesa da democracia, os estudantes da Associação de Pós-Graduandos e do Centro Acadêmico de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) realizarão nos dias 30 e 31 de março duas mesas de debates com os temas “Política, democracia e conflito” e “Mídia, justiça e mercado”. Segundo os organizadores do evento, o objetivo é buscar entender o que está em jogo na atual conjuntura política, debater os possíveis desdobramentos da instabilidade política e o impacto para a democracia no Brasil e na América Latina.  Mais informações dos debates aqui

UERJ

Estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) realizaram um debate nesta quarta-feira (30), na faculdade de Direito, às 10h, em defesa da democracia. “O processo de impeachment, como medida excepcional, não pode se assentar em meros juízos de valor ou servir ao oportunismo político dos derrotados, nem pode constituir o equivalente de uma moção de censura ao governo, típica de um sistema parlamentarista”, denunciam os estudantes. O sociólogo e cientista político brasileiro Emir Sader participará da mesa. 


Universidade pela Democracia

A recém-criada página on-line Universidade pela Democracia tem como objetivo unir estudantes, técnicos administrativos e professores para formar opinião e intervir no momento político do país. Neste link, há um manual que orienta estudantes na formação de comitês, frentes e coletivos universitários em defesa da democracia.

Democracia Corinthiana contra o golpe

Na década de 1980, os jogadores do Sport Club Corinthians Paulista (com Sócrates, Wladimir, Casagrande e Zenon à frente) fundaram a chamada Democracia Corinthiana, um movimento político que visava democratizar o clube, como, por exemplo, o direito liberdade de expressão dos jogadores e a luta contra a ditadura militar no Brasil. 

Neste contexto, torcedores do Corinthianos estão organizando um debate na próxima terça-feira (5), para debater a importância do futebol como instrumento de resistência. “No atual cenário político do nosso país, em que estamos prestes a sofrer com um golpe da mídia e do Judiciário, o futebol volta a ter uma importância primordial: torcidas organizadas se manifestando a favor da democracia e contra o monopólio da mídia e o governo tucano do estado de São Paulo, a popularização do debate político e o apontamento do futebol como mais um instrumento de organização política e luta”, afirma um manifesto na página do evento. 

O debate ocorrerá, às 18h, no auditório da História/FFLCH, USP, na capital paulista. O jornalista esportivo Juca Kfouri está confirmado na mesa. 

Festa "Inquietação"

O comitê da Frente Brasil Popular da Universidade Federal de Brasília (UNB) realizará um festival cultural com rodas de debates, shows e performances nesta terça-feira (29), no Teatro de Arena da UNB, para fazer o contraponto ao clima de ódio e intolerância que ronda o país.

“Você que está inquieto com os recentes ataques à nossa democracia e ao Estado Democrático de Direito, junte-se a nós. Aqui somos diversos, inquietos, produzimos a nossa própria narrativa (não acreditamos na Globo) e adoramos as diferenças”, dizem os organizadores da festa. 

Confira aqui o evento

Cinema pela democracia 

Cineastas e artistas em todo o país somam forças contra o momento político imposto ao país, que coloca em jogo as vias democráticas estabelecidas. Neste contexto, ocorrerá no Rio de Janeiro, nesta terça-feira, o ato público “Cinema Brasileiro pela democracia”.

“O cinema brasileiro vai às ruas, somar sua voz contra o impeachment de Dilma, na mítica e popular Central Do Brasil das telas e do povo, do comício pelas reformas e do imaginário de um país solidário e amoroso”, diz a descrição do evento na página social. 

A manifestação contra o  impeachment de Dilma Rousseff ocorrerá às 17h na Central do Brasil, região central do Rio de Janeiro. 

Circo, dança e Teatro


Os profissionais do circo a dança e teatro se reunirão nesta segunda-feira em várias regiões do país (28) para dizer não ao golpe. Segundo organizadores do evento, a mobilização se faz presente no sentido de “resistir ao golpe em curso e defender a democracia, repudiamos enfaticamente os acontecimentos que atentam contra o Estado de Direito e a legalidade democrática”. 

Confira aqui onde ocorrerão as manifestações do circo, dança e teatro.

Sambistas unidos contra o golpe

Uma grande roda de samba ocorrerá nesta segunda-feira (28), na Lapa, região central do Rio, para fazer coro ao movimento de luta contra o golpe. Saiba mais informações aqui