Polícia reforça segurança de Teori e do STF após ameaças

O ministro da Justiça, Eugênio Aragão, determinou nesta quarta-feira (23), que a Força Nacional, a Polícia Federal, além do Gabinete de Segurança da Presidência da República reforcem a segurança dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A própria polícia do STF também está em alerta máximo.

Ameaças a Teori

Medida foi tomada após um grupo intitulado La Banda Vida Loka fazer ataques em frente à residência do ministro Teori Zavascki, depois que ele determinou que o juiz Sérgio Moro remeta para o STF o caso relacionado ao grampos ilegais de conversas entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Relator da Lava-Jato no Supremo, Teori não derrubou a decisão do ministro Gilmar Mendes, que suspendeu a posse de Lula como ministro da Casa Civil, mas revogou o trecho da decisão que determinava que as investigações sobre Lula ficassem com Moro.

Liderados pelo grupo La Banda Loka Liberal, os manifestantes penduraram faixas no portão em frente à residência do ministro, onde se lia frases como "Teori Zavascki pelego do PT" e "Teori traidor". O evento chegou a ser transmitido ao vivo pelo Facebook, através da página do grupo, e recebeu  comentários de apoio.

O Movimento Brasil Livre (MBL) também está fazendo inicitações para que haja pressão contra Teori, inclusive pedindo uma ocupação em frente à Corte.

O MBL divulgou, inclusive, os contatos do ministro no Supremo, como telefone e e-mail, e divulgou a hashtag #OcupaSTF. Em outra postagem, o movimento chamou o ministro de "petralha": "Brasileiros e Brasileiras, acabou, o golpe foi dado! #TeoriPetralha manda investigação ao STF, isso ñ vai prosperar! Vamos #OcupaSTF e fim!".

O músico Lobão também tem espalhado o endereço da casa do filho do ministro em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde ocorreu manifestação com faixas em defesa do juiz Sérgio Moro.