Boaventura: Forças golpistas serão travadas no Brasil

O professor português Boaventura de Sousa Santos, diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, enviou nesta terça-feira (22) uma mensagem de apoio à democracia brasileira e contra ao que chamou de “forças desestabilizadoras e golpistas”.

Boaventura Santos sociólogo português - Agência Brasil

O vídeo foi divulgado no Palácio do Planalto, durante o ato dos juristas pela legalidade. Além de se solidarizar com o povo brasileiro, Boaventura destacou os avanços sociais e econômicos dos últimos 12 anos e a a importância de garantido o Estado Democrático de Direito no país.

“Se esse movimento [contra a democracia] sair vitorioso não é somente a democracia brasileira que perde, mas também todas as conquistas sociais obtidas nos últimos anos”, disse Boaventura, que conclamou os cidadãos a defender suas conquistas, “nas ruas, em manifestações pacíficas. E nas instituições, onde se formulam políticas, porque estas terão papel decisivo neste momento”.

De acordo com o jurista, “o mundo democrático tem os olhos voltados para o Brasil”. “Do empenho de vocês muito depende o desprender dessa luta”, afirmou. “Se por alguma razão vocês não conseguirem ganhar esta batalha democrática, o mundo todo ficará mais pobre”, acentuou.

"Quero vos dizer por isso, que estais do lado certo da história, que eu tenho confiança expressa que as forças desestabilizadoras, as forças golpistas, serão travadas e a democracia regressará à sua normalidade e todos nós voltaremos ao nosso trabalho por uma sociedade melhor, mais justa e mais equilibrada. O povo unido jamais será vencido”, completou.  

Veja abaixo o vídeo: