UJS Ceará realiza plenária e convoca Congresso Estadual

No último fim de semana, nos dias 19 e 20 de março, a União da Juventude Socialista do Ceará (UJS/CE) realizou Plenária Estadual que convocou o 14º Congresso da UJS no estado para os dias 17, 18 e 19 de junho de 2016 em Fortaleza. A meta é reunir e filiar mais de 15.000 jovens, além de organizar mais 25 direções municipais da UJS em todo o Ceará.

UJS Ceará realiza plenária e convoca Congresso Estadual

O clima da plenária foi de reafirmação da luta e da organização em defesa da democracia, contra o golpe e o impeachment da presidenta Dilma. "Não vai ter golpe, vai ter luta" foi a máxima da atividade.

A Plenária Estadual contou com um debate sobre conjuntura nacional, no qual os debatedores foram: Inácio Arruda, Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará; e Flávio Vinícius, Secretario de Juventude do PCdoB-CE. O encontro contou também com uma mesa sobre Emancipação das Mulheres e de LGBT, com Nágyla Drumond, professora da UECE e Secretária de Mulheres do PCdoB-CE; e Sílvia Cavalleire, Vice-Presidenta da UNALGBT.

A atividade foi acompanhada por Gabriela Freitas, Tesoureira Nacional da UJS, que chamou atenção para a atual crise do sistema capitalista e destacou o momento de golpismo pelo qual atravessa o Brasil, ressaltando o papel da juventude em defesa da democracia.

Ivo Braga, Tesoureiro Nacional da UNE, também participou da plenária. Em sua fala, ele relatou o vandalismo sofrido pela sede da UNE e convocou os estudantes a lutarem pela democracia.

Em sua intervenção, a Presidenta da UJS Ceará, Sarah Cavalcante, fez uma avaliação positiva da atuação da UJS em defesa da democracia e apontou a necessidade da organização estar de prontidão para barrar o golpismo.

A presidenta também chamou atenção para o crescimento da organização. "Ter uma UJS Ceará grande e forte é interferir mais na opinião dos jovens, é mostrar a eles que a opinião da Rede Globo não nos serve, é combater o conservadorismo, é mostrar que só a luta é capaz de enfrentar as desigualdades e emancipar a sociedade", enfatizou a jovem socialista.

O Congresso Nacional da UJS ocorrerá em São Paulo-SP, dos dias 14 a 17 de julho de 2016. Para participar da etapa nacional, obrigatoriamente, é necessário participar das etapas municipais e estadual.