Decisão de Gilmar sobre Lula  é "maculada por suspeição", diz jurista

O jurista Wálter Maierovitch declarou que a decisão do ministro do STF, Gilmar Mendes de transferir o processo do ex-presidente Lula para o juiz Sergio Moro está “maculada pelo vício da suspeição”.

Gilmar e os riscos das bancadas privadas no Congresso

Segundo Maierovitch, Mendes antecipou seu julgamento na sessão do STF que julgou o recursos do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha sobre o rito do impeachment. "Ele adiantou o que pensava da ida de Lula para o governo e não se pode dar um juízo de valor fora do devido processo", apontou o jurista. Na ocasião, Gilmar Mendes afirmou: "Estamos diante de um dos quadros mais caricatos que a nacionalidade já tenha enfrentado. Como o último lance, busca-se o ex-presidente em sua casa em São Bernardo do Campo. É quase com uma acusação que essa casa será complacente com os contrafeitos".

Agora, a segunda turma do STF terá de ser analisará a limitna de Gilmar Mendes. Além dele, também compõem a turma os ministros Dias Toffoli, Celso de Mello, Carmen Lúcia e Teori Zavascki. Mendes será o relator natural da matéria.

Ainda não há uma data para que isso aconteça, mas, como se trata de matéria de cunho urgente, deverá ter prioridade na pauta do STF. Enquanto isso, Lula não poderá tomar posse como Ministro Chefe da Casa Civil.