Regularização fundiária: Mil famílias do Palmeiras serão beneficiadas

Um dos mais emblemáticos de Fortaleza, o Conjunto Palmeiras está recebendo as primeiras ações de regularização fundiária. A meta da Prefeitura é dar a escritura dos imóveis para mil famílias ainda em 2016 apenas no Palmeiras. O projeto é tocado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), que começou a orientar os beneficiários na última semana.

Habitafor: Prefeitura de Fortaleza entrega casas na Lagoa Redonda

Morador do Palmeiras há 32 anos e um dos futuros beneficiados com o papel da casa, o aposentado Geraldo Ribeiro, de 85 anos, comemora. "Estou muito feliz, porque finalmente vou receber a escritura da minha casa", afirma. Ele foi um dos primeiros atendidos por técnicos da Habitafor, durante o encontro realizado na Associação dos Moradores do Conjunto Palmeiras.

Junto à empresa licitada, a Secretaria acompanha os trabalhos sociais, urbanísticos e jurídicos até a finalização do processo com a entrega da escritura, registrada em cartório às famílias. Neste e nos demais encontros, os presentes tiram dúvidas sobre o processo, a documentação necessária e são convidados a participar de atividades de desenvolvimento social e humano (trabalho social).

Para dar sequência ao cadastramento dos moradores, o Posto de Orientação Urbanística e Social (Pouso) ficará à disposição da população sempre às quintas-feiras, de 9h30 às 11h, no Centro Social Urbano Evandro Ayres de Moura, na Rua Castelo de Castro, Palmeiras.

Outros conjuntos beneficiados

A mesma atividade também foi realizada no Novo Mondubim. Lá, a primeira reunião foi com lideranças comunitárias, que vão auxiliar na mobilização das 168 famílias. Os moradores do conjunto Nova União, no bairro Parque Santana, também serão beneficiados e atenderá 77 famílias.

A secretária do Desenvolvimento Habitacional, Eliana Gomes, explica que outras localidades também devem ser regularizadas pela Prefeitura. “Estamos buscando dar a segurança da propriedade definitiva para milhares de famílias, priorizando as que habitam em ocupações consolidadas há décadas e conjuntos construídos por mutirão. O prefeito Roberto Cláudio quer entregar cerca de 7 mil títulos ao longo deste ano, sendo mil no Palmeiras, cinco mil no Vila do Mar e outras mil em conjuntos menores”.