Senadores criticam juiz e defendem papel de Lula no ministério 

A tentativa de um juiz do Distrito Federal de suspender a posse do ex-presidente Lula na Casa Civil do governo Dilma gerou uma grande polêmica na sessão plenária do Senado, nesta quinta-feira (17). A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) questionou a imparcialidade do juiz federal devido a fotos no perfil da rede social do juiz que o mostram na manifestação pró-impeachment da presidente Dilma Rousseff. 

Senadores criticam juiz e defendem papel de Lula no ministério - Agência Senado

E destacou que o juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara do Distrito Federal, decidiu além do que foi pedido, pois determinou também que Lula não pode assumir nenhum outro cargo que lhe desse prerrogativa de foro.

“Isso aqui é um teatro. Agora, lamentável que é um teatro de tragédia, porque nós estamos muito prestes a viver uma tragédia no Brasil”, lamentou a senadora.

O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) rebateu as críticas de Vanessa, afirmando que o governo está desesperado. “É um desespero, eles não viram que o governo acabou. A presidente deveria ter o mínimo de respeito com a população brasileira e renunciar ao cargo. Agora querer colocar em dúvida uma decisão de um juiz porque postou uma imagem minha. Isso é desespero”, afirmou.

Ministro da Esperança

Lindbergh Farias (PT-RJ) avaliou que a entrada de Lula no governo vai abrir espaço para a recuperação da articulação política e do contato entre Executivo e Legislativo. Na opinião do senador, ele será o "ministro da esperança" porque ajudará o país na superação da crise política e na recuperação econômica.

Para o senador Jorge Viana (PT-AC), a experiência e liderança de Lula o tornam capaz de iniciar o diálogo necessário para solucionar os problemas do país. “Quero aqui passar minha confiança de que o presidente Lula vai conseguir, como chefe da Casa Civil, retomar o diálogo com setores da oposição, retomar o diálogo com o Congresso Nacional, fazer aquilo que é a vocação dele: enfrentar e vencer conflitos, fazer o impossível.”

Já o líder do governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), explicou que, no comando da Casa Civil, Lula vai assessorar a presidenta Dilma da mesma maneira que Dilma já assessorou Lula no passado.

“É com esse espírito que Lula vem se integrar ao governo da presidente Dilma. Ele vem imbuído de construir uma unidade nacional em torno de grandes temas, que nos tire desse impasse improdutivo e devolva o Brasil aos trilhos do avanço e do desenvolvimento. Ele vem para dialogar, inclusive com a oposição, ao lado da presidenta Dilma”, afirmou.

Fátima Bezerra (PT-RN), em seu discurso, afirmou que considera Lula um dos maiores estadistas que o país já teve e também o melhor e o maior presidente da República do Brasil. “A presidente Dilma, ao fazer o convite ao presidente Lula para compor o seu ministério neste momento difícil pelo qual passa o país, está tendo um gesto de grandeza. Assim como também é um gesto de grandeza extraordinário o presidente Lula aceitar esse convite”, disse a senadora.