PCdoB/Campinas denuncia ação racista da GM

Representação do PCdoB Campinas à ação truculenta da Guarda Municipal de Campinas Ao Exmo Sr. Prefeito Municipal de Campinas Jonas […]

Representação do PCdoB Campinas à ação truculenta da Guarda Municipal de Campinas

Ao Exmo Sr. Prefeito Municipal de Campinas Jonas Donizette

CC: Secretário Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública Sr. Luiz Augusto Baggio

No último sábado, 12 de março de 2016, ocorreu mais um caso de truculência da Guarda Municipal de Campinas, desta vez contra o nosso camarada Henry Paulino. Jovem negro, funcionário da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas e indicado pelo Poder Público para ocupar uma cadeira como membro do Conselho Municipal da Participação da Comunidade Negra da cidade e membro da Nação Hip Hop Brasil.

Henry estava com seu filho de 13 anos aguardando para cortar o cabelo no Terminal Central quando foi surpreendido por uma arma na cabeça portada por um Guarda Municipal, identificado pelo nome de Aragão. A abordagem foi preconceituosa, pois não havia motivo algum, pois no local havia cerca de 30 pessoas esperando para serem atendidas. O mesmo, aproveitando de sua função de poder, o intimidou o tempo todo, desferiu diversas ameaças e arbitrariedades ao nosso camarada, que mesmo sofrendo humilhante abordagem diante dos olhos de seu filho, não esboçou nenhum tipo de reação. Nem sequer lhe foi solicitado à apresentação de documento de identificação.

Henry recebeu voz de prisão, sendo inclusive algemado quando sugeriu ao agente público que aquela situação se tratava, além da arbitrariedade, de mais um caso de racismo.

O GM Aragão juntamente com os outros o conduziram para a viatura, onde o algemaram e o levaram para o 1º DP, onde o forçaram a assinar o BO.

É lamentável a abordagem, a condução da situação e postura da GM, que deveria estar no local para proteger o bem público e zelar pela segurança das pessoas.

É visível o despreparo da guarda municipal ao portar em punho uma arma de munição letal, em um local de alta circulação de pessoas.

É inconcebível que nos marcos do estado democrático de direitos um órgão publico como a GM padeça de males que tem por base o preconceito racial, não é tolerável que um pai seja exposto a tamanha humilhação diante de seu filho, tão pouco deve ser tido como natural este tipo de abordagem onde o cidadão sequer é informado do motivo da abordagem, não é fato menor o ato de se algemar alguém, quando é claro que este procedimento deve ser usado apenas quando a resistência de condução ao distrito policial.

É nítida a falta de preparo deste GM para lidar coma população.

Vivemos em um período em que a juventude negra está sendo exterminada, tanto pelas forças de segurança, quanto pela expropriação de sua e identidade cultural e social.

Neste sentido, o PCdoB Campinas solicita que a Secretaria de Segurança Pública do Município de Campinas e o Exmo. Prefeito Municipal Jonas Donizette tomem as providências cabíveis para o caso.

Sem mais, atenciosamente,

Márcia Regina Quintanilha Presidenta do PCdoB Campinas

Veja o depoimento de Henry Paulino:
https://www.youtube.com/watch?v=Oe1I6zQJ96Y