Globo não fez cobertura isenta, diz advogado de Lula

O advogado do ex-presdeinte Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Cristiano Zanin Martins, divulgou nota neste domingo (13) na qual crtitica a cobertura que a Rede Globo fez da denúncia apresentada pelo Ministério Público de São Paulo contra seu cliente. Para a defesa de Lula, a emissora não foi isenta e "usou de recursos televisivos para conferir credibilidade a uma denúncia frágil".

Jornal Nacional

Para o advogado, dedicar "9 minutos sobre uma denúncia que neste momento está sendo apreciada pela Justiça desequilibra a relação processual, configurando publicidade opressiva, potencializando indevidamente a acusação estatal".

A defesa do ex-presidente enviou à Rede Globo um pedido de direito de resposta à reportagem exibida na última quinta (10) pelo Jornal Nacional sobre a entrevista coletiva de promotores do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) em que detalham as denúncias contra Lula. A emissora se negou conceder o espaço e disse ter provas de que teria procurado a assessoria de Lula para que se pronunciasse sobre o asusnto. 

Martins esclarece que o contato que a Globo fez com a defesa foi por meio da Globonews, "canal fechado que não se confunde com a REDE GLOBO DE TELEVISÃO", e não para responder reportagem ofensiva do Jornal Nacional.

Leia abaixo a íntegra da nota:


Nota de Esclarecimento

A Rede Globo de Televisão, em sua edição de ontem do JN, contrapôs argumentos distintos para dar veracidade à tese da improcedência do pedido de resposta formulado pelos advogados do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 11/03/2016. Além disso, o e-mail exibido na reportagem é da GLOBONEWS – canal fechado que não se confunde com a REDE GLOBO DE TELEVISÃO.

O pedido de resposta tampouco é um atentado contra a emissora ou os seus jornalistas, como foi indevidamente apresentado. Mas meio previsto em lei (Lei nº 13.188/2015), com respaldo na Constituição Federal (CF/88, art. 5º, V) para que qualquer cidadão que se sinta ofendido por uma reportagem possa emitir o seu posicionamento ou, ainda, pedir a retificação.

A GLOBO, de fato, procurou a assessoria da defesa, mas indagando outros pontos que não aqueles alvo dos questionamento dos advogados. O contato realizado fazia referência exclusivamente aos fundamentos do pedido de prisão preventiva apresentado pelo MP/SP. Sobre esse tema versou a nota encaminhada pela assessoria à emissora, que foi objeto de outra reportagem do JN na mesma data. Não à denúncia e tampouco à "teoria da cegueira deliberada", que foi usada pela Globo para comparar Lula a um traficante de drogas. Essa a questão real levantada pelos advogados.

O pedido de resposta apresentado está baseado exatamente no fato de que a emissora usou de recursos televisivos para conferir credibilidade a uma denúncia frágil apresentada por três promotores de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo.

A GLOBO não fez uma cobertura isenta. Uma reportagem de 9 minutos nos moldes acima sobre uma denúncia que neste momento está sendo apreciada pela Justiça desequilibra a relação processual, configurando publicidade opressiva, potencializando indevidamente a acusação estatal.

Cristiano Zanin Martins