URCA inaugura Núcleo de Acessibilidade com proposta inclusiva

O núcleo tem a finalidade de realizar o atendimento educacional especializado para pessoas com deficiência no ensino superior.

pessoas com deficiência

Inaugurado esta semana, no Departamento de Letras da Universidade Regional do Cariri (URCA), o Núcleo de Acessibilidade da URCA (NUARC). O novo órgão foi criado por meio de provimento e aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Instituição. O núcleo tem a finalidade de realizar o atendimento educacional especializado para pessoas com deficiência no ensino superior.

A abertura do NUARC foi realizada pelo Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, juntamente com o Vice-reitor, Professor Francisco do Ó Lima Júnior, além dos Pró-reitores de Ensino de Graduação, Egberto Melo, e de Pós-Graduação e Pesquisa, Allysson Pinheiro, professores e diretores de departamento.

O Núcleo de Acessibilidade tem proposta inclusiva, tendo em vista o considerável número de alunos com matrícula regular de deficientes físicos, visuais e auditivos, sendo somente em 2015, 27 alunos. O objetivo principal é promover uma universidade mais inclusiva, que possibilite duas práticas a condições de acesso, permanência e participação do aluno com deficiência. A meta é promover também a participação de docentes e discentes em busca da promoção de acessibilidade dentro da Universidade, favorecendo aos universitários, a garantia de cursar as disciplinas em igualdade de condição, acesso e possibilidade com os demais estudantes.

Segundo a coordenação do núcleo, a perspectiva desse trabalho é atuar na promoção, conquista e exercício da autonomia dos universitários com deficiência e a abertura para pesquisadores, que se proponham a desenvolver projetos que auxiliem na construção de práticas inclusivas, além de desenvolver atividades extensivas, em médio prazo, a pessoas com deficiência na comunidade em geral.

O Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, durante a abertura do NUARC, ressaltou a importância do espaço da Universidade, no intuito de fortalecer o discurso de igualdade e prática que resultem na consolidação desse objetivo. Com isso, a instituição desenvolve políticas de acessibilidade, voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão. “Essa é uma semente que precisa ser ampliada”, afirma.

Para o Pró-reitor de Ensino de Graduação, Egberto Melo, esse é um processo que começa pequeno, mas com uma ideia de se tornar grandioso, com o desenvolvimento de atividades para pessoas portadoras de necessidades especiais. Ele ainda destaca que projetos já estão sendo desenvolvidos e outros deverão ser encaminhados pala universidade. São três de extensão e um de pesquisa.

O Vice-reitor ainda disse que esse é um importante momento, nesses 30 anos de criação de uma universidade em desenvolvimento, comemorados ontem. “Não se pode pensar nesse crescimento, sem acessibilidade”, afirma. O NUARC será coordenado pelo professor George Pimentel, do Departamento de Educação.

O núcleo conta com equipamentos e materiais didático-pedagógicos adquiridos pela Universidade, a exemplo de máquinas de datilografia em braille, calculadoras sonoras, display em braille, impressora em braille, regletes de mesa, com punção e sorobam.