Vereador Everlei troca PSB pelo PCdoB em Cruz Alta

Em ato realizado neste sábado (05) no Clube Cruzaltense, o PCdoB local apresentou cerca de 15 novas filiações ao Partido, entre elas a do Vereador Everlei Martins, que deixa o PSB, concorrendo à reeleição pelo PCdoB. Entre os novos filiados, há diversos pré-candidatos ao legislativo.

Filiação do Vereador Everlei Martins, Cruz Alta/RS - Adriano Daltro

Além das filiações, houve o ato de formação da UJS e apresentação da direção e filiações. Houve ainda o lançamento do ciclo de debates "A Cidade que Queremos" que irá promover diálogos temáticos com a população cruzaltense que irão orientar a formulação de um plano de governo para o futuro prefeito. O PCdoB de Cruz Alta deve apoiar o pré-candidato do PT, o ex-prefeito Vilson Roberto.

Estiveram presentes diversas lideranças regionais, representantes de movimentos sociais e de outros partidos. Formaram a mesa para o ato juntamente com o Vereador Everlei Martins o Presidente de honra do Partido em Cruz Alta, Hélio Walter Dobrachinski, o Presidente do PCdoB de Cruz Alta, Fernando Daniel Cossetin, o Presidente da UJS Cruz Alta, Vinicius Barcelos, o representante da UJS/RS, Robson de Moura, o Deputado Estadual do PCdoB Juliano Roso, a representante da Direção Estadual e da UBM, Silvana Conti, o Presidente Nacional da UMA-LGBT e membro da Direção Nacional do Partido, Andrey Lemos, o ex-prefeito e pré-candidato do PT a prefeitura de Cruz Alta, Vilson Roberto, o Presidente do PT cruzaltense Celso Ciotti e o Presidente Estadual do PCdoB Adalberto Frasson.

O primeiro a falar foi o presidente do PCdoB local Fernando Cossetin saudando a presença de diversos representantes de movimentos sociais ao ato. Cossetin expressou a alegria do Partido com a decisão do Vereador Everlei em filiar-se ao PCdoB e garantiu que o Partido vai trabalhar pela sua reeleição. "É um parlamentar que representa e defende ideias e ideais avançados para trabalhar para a sociedade".

O presidente do PT Celso Ciotte, ressaltou a importância do viés progressista do mandato de Everlei na cidade. "Aqui no campo popular, junto com os movimentos sociais, vais encontrar uma trincheira para aportar tua luta e teus sonhos".

Para o Deputado Estadual Juliano Roso, a filiação de Everlei reforça não só o PCdoB, mas a luta progressista. "A maior riqueza do Partido são os homens e mulheres que militam nele, e o Vereador Everlei vem se juntar a essa militância. Ele que nunca abandonou a luta da povo progressista".

Andrey Lemos, da UMA-LGBR, referindo-se ao ciclo de debates "A Cidade que Queremos" expressou que o mandato de Everlei provoca na sociedade a reflexão sobre temas que simbolizam está cidade. "A cidade que queremos inclui e tem como pauta os direitos humanos, o respeito à diversidade e as humanidades. Uma cidade que garanta as liberdades individuais e coletivas nos marcos do estado democrático de direito".

O ex-prefeito e pré-candidato do PT a prefeitura de Cruz Alta, Vilson Roberto, foi muito saudado por todos os presentes, sendo lembrado pelos avanços que seus dois mandatos no executivo trouxeram para a cidade. "No campo popular e progressista nós temos que ter sempre ao nosso lado mais gente, pessoas que estejam no mesmo rumo e caminho e por isso saudamos a filiação do Everlei ao PCdoB, porque ele tem lutas importantes pela cidade".

"Desde que comecei no movimento estudantil, sempre estive neste lado político, sempre estive no lado progressista e esta decisão de filiar-me ao PCdoB, é uma escolha de quem sempre teve lado", disse o Vereador Everlei Martins, abrindo sua fala. Everlei reforçou a ideia de reeleger um governo democrático e popular na cidade e agradeceu a presença do pré-candidato Vilson Roberto. "A unidade do campo de esquerda é objetivo, é tarefa de todo militante progressista, e a nossa caminhada buscando alianças para retomar o projeto progressista em Cruz Alta foi fundamental na minha decisão em vir para o PCdoB", afirmou.

Adalberto Frasson, disse que a decisão de Everlei significa de forma especial a disposição para a luta que tem o povo brasileiro. "O povo reconhece as diferenças e não vai se dobrar para esta lógica de acabar com um governo que busca mais avanços. Nós vamos resistir e avançar no compromisso com a luta progressista e com as bandeiras mais avançadas, bandeira que o mandato do Everlei defendeu aqui e que ele vai continuar defendendo, agora conosco, no PCdoB.

O ato encerrou com a homologação da ficha do Vereador Everlei Martins, e com um jantar de confraternização.