China pretende transformar antigas zonas industriais até 2022

A China continuará a mover fábricas das cidades superlotadas para localidades mais baratas e transformar as antigas áreas industriais urbanas nos próximos anos, com o objetivo de completar basicamente o processo até 2022, disse nesta quinta-feira (3) o principal órgão de planejamento econômico do país.

Visão noturna do centro de Xangai, na China

É o mais recente movimento do país para melhorar o planejamento urbano e alcançar um desenvolvimento econômico e social sustentável.

Embora a relocação e transformação das áreas industriais urbanas sejam tarefas difíceis, a iniciativa ajudará a aliviar a pressão das megacidades e impulsionará o crescimento econômico no longo prazo, anunciou um comunicado da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma em seu site.

"Nosso objetivo é transformar as antigas zonas industriais em áreas urbanas prósperas e habitáveis", apontou o comunicado.

Até agora, 100 antigas áreas industriais urbanas elaboraram planos de transformação. A comissão ofereceu apoio financeiro para 86 zonas industriais ao longo dos últimos três anos.