China inicia sessão da Conferência Consultiva do Povo Chinês

A 4ª sessão do 12º Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPCh), órgão máximo da consulta política do país, começa nesta quinta-feira (3), em Pequim.

Sessão da Assembleia Nacional Popular da China

Do mesmo modo, milhares de legisladores se mobilizam para a quarta sessão anual da 12ª Assembleia Popular Nacional (APN), órgão máximo legislativo da China, que começará no próximo dia 5 de março também em Pequim.

Os preparativos da 4ª sessão da 12ª Assembleia Popular Nacional já se completaram, confirmou nesta quinta-feira o centro de imprensa da APN.

Durante a reunião de duas semanas os parlamentares analisarão o projeto do 13º Plano Quinquenal (2016-2020).

Também realizarão a terceira leitura de uma iniciativa de lei sobre solidariedade, que já foi submetida a duas leituras nas sessões bimestrais do Comitê Permanente da APN.

Tanto nas reuniões plenárias como nas de suas próprias delegações, os congressistas deliberarão acerca dos informes sobre o trabalho do Governo, do Comitê Permanente da APN, das autoridades judiciais e fiscais, e sobre o orçamento da administração e o plano de desenvolvimento econômico e social do país para 2016.

Além disso, revisarão as medidas para impulsionar a reforma estrutural da oferta durante 2016 e apoiar o crescimento, através da nova demanda interna e a eficiência na produtividade.

Em meio à crise econômica mundial, a economia da China enfrentará grandes desafios e provas e neste sentido a reforma estrutural da oferta, assim como os planos de implementação das novas políticas, determinarão o futuro da economia deste gigante asiático.

Entre outros temas em debate, se busca o objetivo de a China acabar com a pobreza extrema de 70 milhões de cidadãos até 2020, o que, segundo o presidente Xi Jinping, é uma batalha difícil, porém essencial durante os próximos cinco anos.

O importante evento anual também estudará estratégias para que a China faça parte de uma comunidade de destino comum com os países vizinhos, juntando-se a eles em cooperações mutuamente benéficas.