Tchade define candidatos para as próximas eleições presidenciais

De acordo com a entidade que regulamenta as eleições no Tchade, estão definidas as chapas e candidatos para a eleição presidencial que será realizada em 10 de abril.

Idriss Déby Itno

A Comissão Eleitoral Nacional Independente (EMB na sigla em francês), revelou nesta quarta-feira (2) em N'Djamena que, depois do fechamento das inscrições, 23 pessoas foram registradas oficialmente na lista de candidatos.

O atual mandatário tchadiano, Idriss Déby Itno, do partido Movimento Patriótico de Salvação (MPS), estará entre os candidatos, confirmou a EMB.

Os líderes opositores, Saleh Kebzabo, presidente da União Nacional para a Democracia e a Renovação, Mahamat Ahmat Alhabo, do Partido das liberdades e a democracia, entre outros, também figuram destacou o site Le Progrés.

O país está governado desde 1990 por representantes do MPS, e o atual presidente Déby Itno prometeu que, se vencer as eleições de abril, limitará o número de mandatos e converterá o Tchade em um estado federal.

O Tchade é um país da África central, tem limites geográficos com Líbia, Sudão, República Centro-Africana, Camarões, Nigéria e Níger, e está entre as nações mais pobres do mundo, apesar de contar com numerosas reservas petrolíferas.