Em Porto Rico, população protesta contra os fundos abutres

Não é só a Argentina que vem sofrendo com as cobranças abusivas dos fundos abutres. Em Porto Rico a população foi às ruas da capital San Juan nesta terça-feira (1º) para exigir que o governador da ilha, Alejandro García Padilla, freie os fundos abutres e faça mais investimentos nos serviços básicos de saúde, educação e segurança.

Manifestação em PortoRico - Efe

Porto Rico ainda é uma colônia norte-americana. O país tem instâncias menores de poder, mas não tem um presidente. Ou seja, os cidadãos porto-riquenhos não votam, mas são representados pelo presidente norte-americano, Brack Obama.

A dívida de Porto Rico ultrapassa os 70 milhões de dólares. O presidente da Federação dos trabalhadores de Porto Rico (FTPR), José Rodríguez Báez, defende que o dinheiro destinado ao pagamento dos fundos abutres deve ser utilizado no país para melhorar os serviços públicos. “Faz um ano que o próprio governador reconheceu que a gigantesca dívida acumulada é impagável, por isso é incompreensível que ele tente satisfazer os credores sem exigir nada em troca”.

Em coletiva de imprensa, Báez convocou o povo porto-riquenho a se manifestar contra o pagamento da dívida. “Convocamos a todos os setores responsáveis a exigir que cada dólar recebido pelo governo seja investido nos serviços que nossa gente merece”.

Para Báez, os credores devem concordar em negociar novas condições de pagamento e recalcular a dívida. No entanto, Porto Rico não pode fazer esta negociação sem passar pela aprovação do Congresso dos Estados Unidos, afinal, a ilha tem status de Estado Livre Associado, mas não é independente para tomar decisões sobre sua própria economia.