Rublo desvaloriza mas russos depositam confiança na moeda

Quase 60% dos russos preferem o rublo para as poupanças bancárias, como sinal de uma ascensão da confiança na moeda local, apesar de sua desvalorização desde 2014 e a crise, segundo uma pesquisa publicada nesta terça-feira (1º).

Notas de dólar e rublo - Colagem Russia Today

O nível de preferência pelo rublo perante o dólar e o euro chegou a cerca de 57%, sete pontos percentuais acima do registrado em fevereiro de 2015, de acordo com a pesquisa do Centro de Estudo da Opinião Social.

Mais da metade (56%) dos entrevistados continuam trocando com regularidade as divisas estrangeiras pelo rublo e somente três em cada 100 entrevistados manifestaram confiança no dólar para suas poupanças.

No mesmo período de 2015 esse último indicador atingiu 8,0%, no entanto as preferências pelo euro apontaram apenas 2,0% entre o universo de consultados.

Segundo o estudo, apesar da desvalorização do rublo desde 2014 a população não perdeu confiança na moeda local.

Na comparação, o dólar foi cotado no final de fevereiro de 2015 a 61 rublos e o euro a 68, enquanto a cotação no mesmo período de 2016 superou os 75 e quase 84, respectivamente, para ambas as divisas.

Pela primeira vez desde janeiro o dólar baixou a 73,98 rublos, assim como o euro, com uma queda de 80,5 rublos para venda na Bolsa de Moscou.