Prisioneiro político Arnaldo Otegi é libertado na Espanha

O ativista pela independência do País Basco, Arnaldo Otegi, que desempenhou um papel importante no processo de paz, saiu esta terça-feira (1º/3) da prisão, depois de seis anos de detenção política, garantindo que vai continuar “a aposta pela paz”.

Arnaldo Otegi

Otegi, de 57 anos, secretário-geral do partido de esquerda independentista Sortu, deixou a prisão de Logroño (na região de Rioja), para ser recebido com aplausos por cerca de 200 pessoas próximas e apoiantes.

À saída, Otegi declarou que “há quem diga que não há prisioneiros políticos no Estado espanhol. Mas não estariam aqui tantos jornalistas se não eles não soubessem que hoje um prisioneiro político saiu de uma prisão espanhola”.

Otegi foi um dos primeiros dirigentes independentistas a defender, no final dos anos 1980, o fim da luta armada do ETA, grupo que lutava com armas pela independência da região.

Otegi foi condenado em setembro de 2011 por ter tentado reconstruir a direção do partido Batasuna, que a Espanha havia lançado na ilegalidade em 2003 acusado de ser o "braço político" do ETA.

Vários antigos membros do Batasuna fundaram então o Sortu, designando Otegi como secretário-geral quando ele já estava na prisão. O Sortu continua a defender a independência do País Basco.

“Há seis anos e meio eles me prenderam por termos feito a aposta pela paz e eu quero felicitar-vos a todos por terem mantido essa aposta, apesar de todas as provocações”, disse Otegi. “A paz é o caminho a seguir” até ao fim “ e “é isso que eu me proponho fazer com vocês”.