PCdoB/SE repudia ato de agressão à democracia na sede do partido

O Partido Comunista do Brasil-PCdoB de Sergipe repudiou o ato de vandalismo praticado contra a sua sede estadual, em Aracaju, no último final de semana. O muro do prédio, localizado no centro da capital, foi pichado com a frase “Volta CCC”, numa referência ao grupo paramilitar Comando de Caça aos Comunistas, que atuou no período da ditadura militar e foi responsável pelo sequestro e assassinato de pessoas contrárias ao regime de exceção no país. 

Atentado do PCdoB Sergipe

A direção do partido prestará queixa à Secretaria de Segurança Pública do estado e levará o episódio a órgãos de defesa da democracia e dos direitos humanos, como a Ordem dos Advogados do Brasil. O presidente estadual do PCdoB, Hallison Souza, e o presidente do Diretório de Aracaju, Antonio Bittencourt, emitiram nota contra o ato.

“O PCdoB vê este fato como um ataque não apenas ao partido mas à democracia brasileira 30 anos depois do início da redemocratização no país. É um retrocesso. O nosso repúdio não é ao ato da pichação  mas ao seu conteúdo, pois faz alusão a um grupo que ficou conhecido por ter auxiliado a ditadura na prisão, sequestro e assassinato de brasileiros”, afirmou o presidente do Comitê estadual, Hallison Souza. Ele esclarece que, diferentemente do que circulou nas redes sociais, não houve arrombamento do prédio.

O dirigente partidário avalia ainda que a pichação foi uma “tentativa de intimidação”. “Não podemos permitir que este tipo de ação aconteça sem que sejam tomadas as providências legais, até para evitar que se repitam contra outras agremiações partidárias. Se há problemas na democracia é pela democracia que se resolve e não com o retorno de grupos ligados à ditadura”, frisou.

O vice-presidente do PCdoB no estado, Bosco Rollemberg, que foi preso e torturado durante a ditadura, repudia o ato contra a sede do seu partido. “A gravidade deste fato se dá em função do momento que o país está vivendo. Não dá para admitir que se peça o retorno do CCC, um grupo de extermínio, que foi responsável pela morte de centenas de brasileiros. O Brasil vive, atualmente, o seu mais longo período de avanços democráticos, de modo que a fase da ditadura já foi superada. O melhor mecanismo para lidar com as divergências políticas é a disputa democrática, com respeito às liberdades e os direitos humanos”, reforçou.

O presidente do PCdoB na capital, Antonio Bittencourt, também lamenta o ocorrido. Ele pondera que o partido defende todas as formas de manifestação, desde que elas ocorram dentro de um ambiente democrático. “Pedir a volta do CCC não tem relação com qualquer grupo de natureza democrática. É uma ação de violência descabida. O PCdoB estimula a diversidade no campo ideológico e democrático”, complementou.

O deputado estadual Padre Inaldo (PCdoB) também repudiou a agressão. “Não podemos voltar aos tempos de intolerância e ódio à democracia. O partido político é a forma da sociedade de garantir os interesses da população. Política não se resolve com arruaça e violência e sim com debates e prol do interesse de todos”, disse.

Abaixo a nota do PCdoB na íntegra:

O Partido Comunista do Brasil-PCdoB vem manifestar publicamente indignação e repúdio ao ato criminoso de propaganda de grupo de extermínio, realizado na fachada da sua sede estadual em Aracaju.

Constitui-se em grave atentado à democracia, ao Estado Democrático de Direito, crime de ódio, que fere a liberdade e a dignidade humana.

É inconcebível o retorno de ação deste tipo, após tantos anos de vida democrática.

É inadmissível ato criminoso de violência nos dias de hoje, atentando contra a livre organização e funcionamento partidário e os direitos e garantias fundamentais da pessoa humana.

Solicitamos o empenho para a investigação e elucidação do crime por parte do governo do estado, através dos órgãos competentes.

É preciso reagir à nova onda de intolerância e radicalismo político.

Conclamamos toda a sociedade a levantar sua voz em favor da vida democrática e direitos da pessoa humana, duramente conquistados.

Aracaju, 29 de fevereiro de 2016

Hallison Sousa,
Presidente Comitê Estadual PCdoB/Sergipe

Antonio Bittencourt,
Presidente Comitê Municipal PCdoB/Aracaju