Fábio Dantas, do PCdoB, assume o governo do RN pela segunda vez

À frente da gestão do Rio Grande do Norte até amanhã, 1° de março, o governador em exercício Fábio Dantas (PCdoB),  deu continuidade das ações do governo Robinson Faria. Durante o período de interinidade iniciado no dia 24, Fábio Dantas tem se esforçado em atender aos pleitos dos municípios, com atenção especial à segurança pública.

Fábio Dantas - Foto: Aline Bezerra
A prioridade é justificada, inclusive, pela viagem do governador Robinson Faria à Colômbia. Robinson viajou com uma comitiva do Governo do Estado para conhecer o modelo de segurança empregado na capital Bogotá e que resultou na redução dos índices de criminalidade.

Neste sentido, o Governador em exercício determinou a realização de ações nos municípios da Grande Natal. Nesta segunda-feira (29), também foram entregues veículos para reforçar o patrulhamento no município de São José de Mipibu. A entrega contou com a presença do comandante geral da PM, Coronel Dancleiton Pereira; do prefeito Arlindo Dantas (PCdoB) e de uma comitiva de vereadores do município, sob a coordenação do presidente da Câmara, vereador José Figueiredo.

"Dentro das condições que pode trabalhar, o Governo do Estado tem se esforçado para ampliar a presença da Polícia Militar nas ruas, com a execução do Ronda Cidadã e o pagamento de diárias operacionais. Também está em andamento o processo para a realização do concurso público da PM", ressalta Fábio Dantas.

Esta é a segunda vez que o comunista Fábio Dantas assume o Governo do Rio Grande do Norte. A primeira vez foi em junho de 2015, quando Robinson Faria viajou para a Argentina.

Aumento para professores e especialistas

Na área da educação, com foco na valorização dos profissionais, o governador em exercício, Fábio Dantas, sancionou na última quinta-feira (25), a Lei Complementar N° 567, que reajusta os vencimentos básicos dos professores e especialistas efetivos da Educação, em 11,36%. Com a medida, o salário base passa de R$ 1.917,78 para R$ 2.135,64, com efeitos financeiros a partir de janeiro de 2016.

O projeto de lei havia sido encaminhado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa do RN e aprovado pela Casa na última quarta-feira (24). Dessa forma, o Poder Executivo cumpre o reajuste anual do Magistério, em consonância com o que foi firmado pelo Governo Federal em janeiro de 2016.

A medida atende aos profissionais disciplinados pela Lei Complementar Estadual nº 322, de 11 de janeiro de 2006, e que tenham jornada de trabalho de 30 horas semanais. Para professores e especialista de educação que exercem jornada de trabalho diversa de 30 horas semanais, os vencimentos serão calculados de forma proporcional.

O Governador em exercício falou da importância do documento: “Estou bastante satisfeito por ter a oportunidade de sancionar essa lei que trará um maior reconhecimento a essa categoria que presta um serviço essencial à nossa sociedade”, declarou.