MCMV: Prefeitura convoca todos os integrantes da lista reserva

Devido ao não comparecimento de todos os contemplados no sorteio para candidatos a beneficiários do programa “Minha Casa, Minha Vida” (MCMV), a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor), vai atender todos os 992 integrantes da lista de suplentes, até o dia 25 de fevereiro.

Habitafor

O sorteio foi realizado no dia 04 de dezembro e o prazo final foi prorrogado, mas muitos sorteados não compareceram para dar início ao processo de análise dos dados. No último dia 03 de fevereiro, os suplentes começaram a ser atendidos, no entanto, também não houve o comparecimento esperado.

“Mobilizamos uma equipe para entrar em contato com as famílias, mas muitos telefones informados não existem mais ou não atendem e boa parte delas não tem acesso a internet. Por isso, resolvemos iniciar uma força-tarefa e atender todos os suplentes, afinal, precisamos enviar a lista de candidatos a beneficiários para as instituições financeiras”, apela a titular da Habitafor, Eliana Gomes.

A secretária também lembra que os bancos – Caixa e Banco do Brasil – também têm prazos para a análise documental que devem ser observados. “Temos que ter a lista de candidatos às 504 unidades habitacionais (UHs) do complexo Escritores pronta até o dia 26 de fevereiro, sob pena dos sorteados perderem o direito e ter que concorrer em outros sorteios”, avisa.

Famílias precisam confirmar informações do cadastro

O processo de validação das informações prestadas inclui: pesquisa no Cadastro Único, que consiste em cruzar os dados com outros sistemas, como Cadastro de Mutuários, Sistema Integrado de Administração do Crédito Imobiliário, Cadastro de Inadimplentes, órgãos federais, FGTS e Rais; apuração de renda formal, para confirmar que a família tem renda de no máximo R$ 1,6 mil, e regularização do Número de Inscrição Social (NIS).

Posteriormente, os dossiês serão remetidos para análise das instituições financeiras, que irão confirmar as informações e, em caso de inconformidade, excluir a família do processo e uma das que estão no cadastro de reserva é convocada.

Cerca de 10 mil UHs serão entregues em 2016

Este ano, o prefeito Roberto Cláudio vai entregar o maior número de residências de interesse social da história de Fortaleza: a previsão é concluir 9.978 UHs da Prefeitura de Fortaleza, via Habitafor, e em parceria com o Governo do Estado.

Ainda no primeiro semestre devem ser entregues 3.688 UHs, sendo as 3.304 do primeiro sorteio (2,8 mil UHs no Conjunto Alameda das Palmeiras, no bairro Ancuri, e mais 504 no Complexo Escritores, em Messejana); mais 384 no Escritores voltadas para famílias atendidas pelo Programa de Locação Social.

Outras 5.760 UHs devem ser sorteadas e entregues até dezembro. Além destas, mais 530 vão ser concluídas no Grande Pirambu, para reassentar famílias afetadas pelas intervenções do projeto Vila do Mar, sendo 504 no residencial Vila do Mar III e 26 na Vila dos Pescadores.